Portal Comunique-se

Avaliações de crédito já são impactadas pelo Cadastro Positivo

Bons resultados têm como base uma nova visão do cliente

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

24/9/2020 –

Em vigência há pouco mais de um ano, o Cadastro Positivo começa a demonstrar a efetivação de benefícios esperados pela sua implantação, como a capacidade de promover a expansão do crédito e a inclusão financeira.

Os resultados estão em linha com as conclusões do estudo Panorama do Crédito para o Setor de Comércio e Serviços, realizado pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). Segundo o levantamento, entre as questões fundamentais para a expansão do crédito e do consumo, como estímulo às atividades de comércio e serviços, está justamente a ampliação do uso de informações positivas na análise de crédito.

Um exemplo da relevância do Cadastro Positivo para o estímulo ao varejo é o resultado obtido pela Midway, empresa financeira da varejista Riachuelo, maior emissora de cartões Private Label do Brasil, também conhecidos como “cartões de loja”. Em suas avaliações de crédito, agora, com a análise de dados positivos, a companhia identificou a oportunidade de aumentar em cerca de 10% sua taxa de aprovação de crédito, sem aumento de risco. 

Os resultados obtidos, embora baseados em notas de crédito genéricas e que contam apenas com as informações incluídas pelas instituições financeiras no banco de dados do Cadastro Positivo, já são promissores. Outros ganhos identificados são:

  • Agregar os dados positivos daqueles que já não teriam problema de aprovação de crédito ajuda a classificar de maneira ainda mais precisa esse perfil. A financeira identificou, em algumas faixas, a oportunidade de segmentar perfis com taxa de risco 30% menor do que a média original da faixa. 
  • Com melhor discriminação de risco, as instituições podem optar por reduzir o risco com o mesmo volume de aprovação do cenário sem positivo, o que também traz benefícios ao cliente: essa redução de inadimplência pode ser transferida para ele na forma de redução de juros.

“Acreditamos que os bons resultados que tivemos com o uso dos dados positivos, ainda que em fase de implantação, indicam o grande potencial esperado com a entrada das informações das empresas de telecomunicações e de utilities. É um ganho enorme para o consumidor”, diz Bruno Pazzoto, Superintendente Executivo de Crédito e Modelagem da Midway.

De acordo com Elias Sfeir, presidente da ANBC, os resultados obtidos pela Midway comprovam uma das principais vantagens proporcionadas pelo Cadastro Positivo: o estímulo à expansão do crédito, uma vez que a incerteza é transformada em risco, viabilizando a operação de crédito.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner