Informe preliminar da investigação divulgada hoje (26) pela Aeronáutica Civil da Colômbia aponta que o avião da Chapecoense estava com excesso de peso quando caiu com 77 pessoas a bordo, mas que o acidente foi devido à falta de combustível. O acidente, que aconteceu na madrugada de 29 de novembro, deixou 71 mortos, entre jogadores da equipe, dirigentes, tripulantes e jornalistas.
Além disso, havia falhas no plano de voo da viagem que levaria a equipe de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para Medellín, na Colômbia, onde o time disputaria a primeira partida da final da Copa Sulamericana contra o Atlético Nacional.
As gravações da caixa-preta registram que os tripulantes falaram sobre cálculo de combustível durante o voo. De acordo com as autoridades, um sobrevivente disse que a princípio o avião pararia em Cobija para abastecimento, mas a parada não aconteceu.
Segundo a Aeronáutica Civil, não havia um aeroporto alternativo para pouso no plano de voo e o combustível disponível era exatamente o necessário para o tempo de voo estimado. No entanto, o tanque do avião deveria ter uma reserva para emergência suficiente para mais uma hora e meia de voo.
Pouco antes do acidente, na última gravação durante o voo, a tripulação que levava a equipe da Chapecoense pediu para alterar a rota, devido condições meteorológicas adversas, segundo o informe preliminar.
Reportagem: Aline Leal
Edição: Lidia Neves
A Logistics Reply, empresa do grupo Reply especializada em soluções inovadoras para a cadeia de…
VICTORIA, Seychelles, June 19, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal corretora de criptomoedas e…
A CGTN publicou um artigo sobre a segunda Cúpula China-Ásia Central em Astana, enfatizando a…
Durante o Salão Aeronáutico de Paris, a Textron Aviation Defense LLC, uma empresa da Textron…
A nova série BLM15VM é ideal para aplicações automotivas de transmissão e segurança. Ela suporta…
A Invivoscribe tem o prazer de anunciar que sua subsidiária integral, a Laboratory for Personalized…