Portal de notícias mantido pelo Grupo Folha, o Uol cometeu uma “barriga” na manhã desta quinta-feira, 28. Em texto com direito a reprodução de supostas aspas da ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, o site brasileiro destacou que “escovação 3 vezes por dia explica falta de pasta de dente” no país andino. A informação, porém, não era verdadeira. O assunto foi pautado da InfoVzla.net, página humorística venezuelana conhecida por inventar informações.
Apesar de se tratar de algo fictício, o tema figurou por horas na capa do Uol. O veículo de comunicação online chegou, inclusive, a repercutir o caso nas contas que mantém no Facebook e no Twitter. Somente por volta das 15h, mais de sete horas após a publicação da gafe, o portal se retratou perante o público. Com a errata, internautas não perdoaram a disseminação do conteúdo fictício. Críticas foram publicadas nas redes sociais e diretamente no campo de comentários do site.
“Jornalismo sem dar voz à parte contrária e sem checar a informação antes de publicar dá nisso. Vejam se aprendem com esses erros que têm sido frequentes neste site”, registrou o leitor do Uol identificado como Pedro DT. “Como sempre o estagiário comeu bola. No mínimo, a ‘errata’ deveria ter o mesmo destaque da notícia na página”, lamentou o internauta que usa o nome Efassic. “Já ouviram falar em ‘checar informações antes de publicar’?”, questionou Carlos Azulay Jr, que complementou: “normalmente é isso que empresas de comunicação fazem. As sérias, sim”.
Sem pedido de desculpas
Mesmo caindo em uma “pauta” produzida por um site de humor venezuelano, o Uol não chegou a pedir desculpas pela “barriga” e nem chegou a admitir claramente que errou, apenas enfatizou que, segundo Luisana, as aspas repercutidas não condiziriam com a realidade. Na errata, o portal garante que “via assessoria de imprensa no Brasil, a ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, informou que as declarações atribuídas a ela pelo site InfoVlz [o nome correto é InfoVzla] são falsas e não correspondem a nada que ela tenha dito”.
Confira, abaixo, a íntegra da errata publicada pelo Uol:
Via assessoria de imprensa no Brasil, a ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, informou que as declarações atribuídas a ela pelo site InfoVlz são falsas e não correspondem a nada que ela tenha dito. Segundo o site, ela teria dito que falta pasta de dente no país porque as pessoas fazem escovação três vezes ao dia. Segundo ela, essa e outras declarações foram inventadas.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente