Opinião

Bastidores do jornalismo: como a Record TV conseguiu entrevistar o serial killer de Goiânia

Tiago Henrique Gomes da Rocha é uma pessoa fechada. O jovem de 29 anos responde por mais de 35 mortes e já foi condenado a mais de 600 anos de prisão. Conhecido como o serial killer de Goiânia, ele foi tema de diversas pautas sem conceder uma entrevista sequer. Até este mês, quando ele decidiu quebrar o silêncio. A exclusiva para o ‘Câmera Record’, da Record TV, é resultado de um trabalho longo, cheio de idas e vindas. A reportagem do Portal Comunique-se conversou com a equipe responsável pelo conteúdo e com o jornalista Domingos Meirelles, que comandou a conversa com Rocha, para conhecer os bastidores deste trabalho.

Editor-executivo do núcleo de reportagens especiais da Record TV, Gustavo Costa afirma que a intenção da pauta era mergulhar na mente do serial killer e saber como se forma uma personalidade doentia como a dele. “Acreditamos que essas informações podem ajudar a sociedade e as autoridades a se organizarem para combater este tipo de crime”. O profissional revela que as negociações para a entrevista foram longas. No total, desde o início das conversas com os advogados de Rocha até a finalização do material que foi para a televisão, a emissora investiu um ano nesta reportagem. “É um trabalho de fôlego jornalístico, duro, árduo, que envolve paciência e perseverança”.

Equipe da Record TV que trabalhou na entrevista com o serial killer (Imagem: Edu Moraes/Record TV)

A primeira parte da exclusiva foi ao ar no último ‘Câmera Record’, em 4 de junho. A segunda parte está programada para este dia 11. No material, é possível ver o jornalista Domingos Meirelles no comando da conversa, mas muitas outras pessoas estão envolvidas. São elas: Rafael Gomide (chefe de redação), Daniel Motta (pauteiro), Marcelo Magalhães (editor) e Rodrigo Bettio (repórter cinematográfico), além do editor-executivo.

Costa acredita que o serial killer estava interessado em expor seu ponto de vista sobre os fatos após dois anos e meio de prisão calado, daí o motivo de ter concordado em falar com a imprensa. Além disso, ele exigiu que Domingos Meirelles fosse o mediador da conversa. “Já no presídio, fomos surpreendidos com mais um pedido inusitado: Rocha queria que a câmera o focalizasse apenas de um lado. Ele prefere o perfil dele de um lado do rosto do que do outro”, relata o editor-executivo.

A maior dificuldade ao longo deste trabalho, ressalta Costa, foi encontrar o tom certo da entrevista. “Desvendar a cabeça de Rocha para que possamos ter mais conhecimento de como funciona estas mentes. Estudar o processo e os detalhes da investigação foi fundamental para que a equipe de reportagem não caísse em uma possível dissimulação da fonte. Um dos grandes méritos e aprendizado da reportagem foi se aprofundar nos três tipos de personalidade de Rocha, mostrar como agia o assaltante, o vigia e o serial killer. Três pessoas em uma só”.

Além do criminoso, a reportagem conversou com as famílias das vítimas e todas as partes envolvidas no caso, como Ministério Público, juízes, Polícia Civil, Policia Militar, a mãe e os avós do assassino.

O entrevistador

Domingos Meirelles foi o responsável pela entrevista. De frente com o serial killer de Goiânia, o jornalista usou diversos recursos para conseguir respostas do entrevistado. À reportagem do Portal Comunique-se, ele enviou um depoimento emocionante sobre os bastidores da entrevista. Veja o relato:

(Imagem: Divulgação)

As informações que tínhamos é que o Tiago nunca havia falado com a imprensa, que ele detestava conversar com jornalistas. Somente sabíamos o que a advogada dele nos informou: que ele estava disposto a contar sua história para mim. No dia seguinte, quando chegamos ao presídio de segurança máxima de Aparecida de Goiânia, os guardas e os funcionários debocharam de nós, achando que o Tiago não iria falar conosco. Ficamos surpresos então com essa reação. O próprio diretor do presídio falou para mim que ele se recusaria. Ele disse “O Tiago não vai dar a entrevista. Seus colegas já estiveram aqui e nunca passaram do portão”. Quando a advogada chegou, contamos a ela sobre as negativas que recebemos. Ela então foi conversar com o Tiago. Trinta minutos depois, ela disse que ele iria nos receber, desde que eu fosse o mediador da entrevista. Ele foi levado para uma cela especial e os funcionários continuavam achando que ele não falaria. Nos sentamos para a entrevista e ele ficou calado, apenas me observando.  Ele não tirava os olhos de mim. Ele fez apenas um pedido: solicitou que o câmera filmasse o outro lado de seu rosto. Nesse momento, percebi que ele era uma pessoa muito vaidosa e comecei um trabalho de tentar conquistá-lo pela vaidade. Elogiei o corte de cabelo dele e as unhas bem tratadas, disse que ele conversava de uma forma muito educada e estava com o uniforme limpo e impecável. Dessa maneira, começamos a entrevista com um Tiago mais confortável. Tiago era desprovido de sentimentos, gelado, e tinha um cuidado excessivo em usar as palavras. Muitas perguntas foram repetidas diversas vezes, de maneiras diferentes, na tentativa de forçá-lo a falar. No final da entrevista, ele parecia outra pessoa, muito mais aberto, mas ainda lacônico em determinados assuntos, como sua infância.

A entrevista

A primeira parte da entrevista foi exibida no domingo, 4. A edição do ‘Câmera Record’ mostrou as três personalidades do criminoso: o assaltante, o vigia e o serial killer. Além disso, os jornalistas Daniel Motta, Gustavo Costa e Marcelo Magalhães conseguiram vídeos inéditos que revelam como Tiago Rocha agia na hora de praticar seus crimes, depoimentos emocionantes da família das vítimas e uma sobrevivente contando como foi ficar frente a frente com o assassino.

Na segunda parte que foi ao ar neste domingo, 11, o matador conta detalhes inéditos de sua infância e adolescência. Rocha conta que sofria bullying, por isso sempre foi um adolescente tímido e de poucos amigos. Os jornalistas Daniel Motta e Gustavo Costa encontraram a mãe do assassino, que preferiu não mostrar o rosto. Depois da prisão do filho, ela se mudou de casa e pela primeira vez fala da sua relação com Rocha. Os avós dele também resolveram falar pela primeira vez com uma equipe de televisão. E mais: o programa mostra os segredos que os policiais descobriram na casa do matador e a operação de guerra montada para prender o assassino.

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

Dia do Trabalho: Brasil está fora do Top 50 em acidentes, mas logística preocupa

Há cem anos, o Dia do Trabalho tornou-se feriado no Brasil. A data de 1º…

6 minutos ago

Empresa de logística está com 300 vagas abertas

O ManpowerGroup Brasil, uma consultoria de soluções de Recursos Humanos, que atua em todo o…

27 minutos ago

Setor de Telesserviços prevê desemprego com a reoneração da folha

O Setor de Teleserviços no Brasil desempenha um papel significativo como empregador, com mais de…

57 minutos ago

One Za’abeel lança The Offices, espaço de escritórios com licenciamento duplo na One Za’abeel Tower

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O One Za'abeel, icônico empreendimento…

2 horas ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment Initiative (FII) Institute…

5 horas ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

Riyadh/ 30/4/2024 - RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment…

5 horas ago