São Paulo, novembro, 2022 – A Boa Vista, empresa de inteligência analítica, anuncia uma parceria com a consultoria de negócios PwC, para estruturar a sua estratégia e compromissos ESG (Environmental, Social and Governance) para os próximos anos. O projeto buscará dar mais visibilidade às práticas ambientais, sociais e de governança da companhia, além de mensurar os impactos de sua operação, por meio de um relatório de sustentabilidade.
Em agosto, a PwC iniciou a primeira fase do projeto, que consiste em entender o contexto geral da Boa Vista e identificar as iniciativas relacionadas à ESG já existentes na empresa. Durante essa fase, a consultoria tem realizado entrevistas com diretores, gestores e outros colaboradores e analisado as práticas de outras empresas no Brasil e no mundo.
Já na segunda fase, a PwC apoiará a Boa Vista ao estruturar a estratégia e o desenvolvimento do programa de ESG, com diretrizes, definição de compromissos, objetivos e metas. Nesse momento, também serão definidos os indicadores que virão a ser monitorados no projeto. Por fim, na terceira etapa, o relatório de sustentabilidade da Boa Vista será elaborado e divulgado ao mercado. A previsão é que aconteça em janeiro de 2023.
“É cada vez mais importante que o propósito e a estratégia das empresas sejam guiados por questões relevantes de ESG. Com a parceria com a PwC, a Boa Vista quer dar ciência para clientes, investidores e outras partes interessadas sobre o impacto das iniciativas de ESG em nossa operação e sua capacidade de gerar valor de forma sustentável”, revela Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista.
Atuação ESG
Embora esteja trabalhando na estruturação do projeto de ESG, a companhia já conta com uma série de iniciativas nesse sentido. No aspecto ambiental, a adoção do home office durante a pandemia e, posteriormente, do modelo híbrido de trabalho, colabora com a redução da emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. E para fortalecer essa cultura, foram disponibilizados equipamentos e uma ajuda de custo para os colaboradores adquirirem o mobiliário e custearem a internet no trabalho remoto.
No pilar social, a Boa Vista iniciou em 2020 um trabalho de diversidade e inclusão atuando fortemente na estruturação de grupos de afinidade e uma agenda de conteúdos e eventos para estas temáticas. Assim como realizou neste ano o seu primeiro Programa de Formação para Pessoas com Deficiência, contratando 19 novos talentos. Além disso, está atuando em projetos de patrocínio a ações culturais e de cidadania. Ao longo de 2022, a Boa Vista já patrocinou as peças “A Vela”, “A Golondrina”, “Ficções”, “Jardim de Inverno”, “Marrom – O Musical” e a Corrida Pela Inclusão do Instituto Olga Kos. E, também, é responsável pela criação de conteúdo online de educação financeira e gestão do orçamento doméstico ministrado às participantes do Programa de Crédito para Mulheres, em parceria com o CMEC – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACSP – Associação Comercial de São Paulo.
Para o CEO da Boa Vista, a decisão de patrocinar as ações corrobora com o propósito da empresa em gerar impacto positivo na vida de pessoas, organizações e na economia brasileira. “Estamos muito felizes em abrir essa frente e viabilizar eventos que trazem à tona temas como a diversidade, a cidadania e a inclusão. Isso faz parte da agenda ESG que temos na Boa Vista e que iremos avançar ainda mais ao longo dos próximos anos”, afirma Gardel.
Em termos de governança, a Boa Vista é uma empresa gestora de banco de dados que tem o seu processamento de analytics em nuvem. Uma parceria com o Google Cloud em 2019 permitiu a adoção das melhores práticas internacionais de segurança da informação e privacidade de dados nas operações de tratamento de dados. A Boa Vista possui certificações globais como o ISO 9001 (gestão da qualidade), o ISO 27001 (gestão da segurança da informação) e o ISO27701 (sistema de Gestão de Informação Privada), principal certificação de privacidade.