Programa é organizado pelo International Center for Journalists (ICFJ). Luiz Fernando Toledo, do Estadão, integra a primeira turma de 2018 do projeto de bolsa em empreendedorismo é voltado a jornalistas na América Latina
O International Center for Journalists (ICFJ) – ou Centro Internacional para Jornalistas – está com inscrições abertas para a segunda rodada de 2018 do seu programa “A Digital Path for Entrepreneurship and Innovation for Latin America” (“Um caminho digital para o empreendedorismo e a inovação na América Latina”).
A organização selecionará 16 jornalistas, tecnólogos e empreendedores digitais latino-americanos interessados em desenvolver habilidades de mídia digital e ganhar experiência em organizações de mídia dos EUA. As inscrições vão até 20.mai.2018 e devem ser feitas no formulário online.
O programa tem duração de seis semanas, e vai de 8.out a 17.nov.2018. Luiz Fernando Toledo, repórter do Estadão que participa da primeira rodada do programa este ano, conta um pouco sobre a dinâmica: segundo ele, são alguns dias de treinamento prático em Washington e, depois, com base no que cada bolsista indica como tema de interesse, a coordenação do programa o encaminha para uma das redações parceiras, em que o participante ficará por quatro semanas.
Toledo está na ProPublica, em Nova Iorque. “Eu pedi para aprender mais sobre como os jornalistas usam dados e a Lei de Acesso americana”, relata.
Segundo ele, a ideia do programa é que o bolsista latino-americano consiga adaptar o que aprendeu para a realidade do seu país. “Você não está lá para estagiar para o veículo que te recebeu, mas para conhecer coisas novas”. Toledo está publicando um pouco do aprendizado na ProPublica em uma série de stories em sua página do Instagram (instagram.com/luizftoledo).
Projeto sem custos
Os selecionados terão todos os custos cobertos pelo programa, incluindo passagens, moradia e despesas com custo de vida. O ICFJ também auxiliará os escolhidos a obterem o visto de intercâmbio (J1) para os EUA, se necessário. Mesmo pessoas que já têm visto americano precisam do visto específico para intercâmbio.
A inscrição é gratuita e a iniciativa conta com o apoio do Professional Fellows, programa do Departamento de Estado norte-americano. Ao final do programa, os participantes se reunirão no Professional Fellow Congress, em Washington.
Para se candidatar, é necessário ter entre 25 e 40 anos e trabalhar em seu país de origem, além de fluência em inglês. Há mais informações sobre a bolsa aqui.
Bolsa de empreendedorismo – Serviço
Inscrições abertas para o programa “A Digital Path for Entrepreneurship and Innovation for Latin America”
Até 20 de maio
Inscreva-se no formulário