Categories: Comunicação

Brasil é o país com mais dentistas no mundo

De acordo com informações do Conselho Regional de Odontologia (CFO), o Brasil conta, atualmente, com mais de 400 mil dentistas, número expressivo que, segundo relatório elaborado pela Unimed, coloca o país com o maior detentor de profissionais desta especialidade no mundo.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram a maior parte dos profissionais e, além disso, 52% dos cursos de odontologia estão nessas localidades. Os dados indicam também que o Brasil conta com mais de 52 mil clínicas odontológicas, sendo 31,22% localizadas no estado de São Paulo.

Diante deste panorama, o Fernando Cordeiro de Albuquerque, cirurgião-dentista que atua em Curitiba, vê o segmento com tendência à saturação no país, ao se observar as características do mercado, que conta com clínicas particulares, franquias, planos de saúde e profissionais independentes.

Segundo ele, apesar de o mercado de odontologia estar em expansão no mundo, o Brasil tem particularidades que contrastam com a média mundial de 5,59% de crescimento entre 2018 a 2023.

“Com certeza existe uma saturação. A cada dia mais faculdades de odontologia são inauguradas, além de novas franquias o que, por sua vez, diminui a remuneração, principalmente dos novos profissionais, aumentando a carga de trabalho”, pondera.

Embora a competitividade seja grande, o Brasil segue como referência mundial na área. Exemplo recente disso foi a premiação recebida pelo curso de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo) que, segundo o ranqueamento QS World University Ranking by Subject, obteve a 14ª posição por área entre todos os países, sendo a melhor colocada no país, contribuindo para a liderança nacional na América Latina.

Neste cenário de mercado acirrado e qualificado, Albuquerque considera fundamental que o dentista busque se especializar, além de aperfeiçoar suas habilidades de administração e marketing.

“Creio que é ainda mais importante estar sempre atualizado sobre novas técnicas e tecnologias que a cada dia estão mais avançadas no nosso meio, para que assim possamos oferecer aquilo que as grandes franquias não conseguem acompanhar”, afirma.

Por fim, ele acredita que o relacionamento com outros profissionais também é importante. “Um dos pontos principais é buscar parcerias com outros colegas, igualmente capacitados e atualizados, de especialidades diferentes, para que assim possamos manter um tratamento diferenciado e de alto nível em todas as especialidades da odontologia”, finaliza.

Mais informações e contato no LinkedIn.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Evento debate as lições de outras metrópoles para São Paulo

Em encontro promovido pela C21, arquitetos, urbanistas e desenvolvedores apresentam experiências de diversas cidades do…

17 horas ago

Estratégia de marketing se mostra importante para negócios

Uma estratégia de marketing eficaz cria conexões autênticas com o público, adaptando-se rapidamente às mudanças…

17 horas ago

ABI firma acordo com Organização de Comunicação Internacional da China Ocidental

Parceria visa lançar o Escritório de Ligação Bridging News Brasil

17 horas ago

Arklok já enviou mais de 36 mil quilos de lixo eletrônico para reciclagem

Empresa foi reconhecida por promover sustentabilidade no setor de TI por projeto na iniciativa Brasil…

17 horas ago

PROMAD apresenta integração com IA dentro do software de gestão jurídica

O Integra, software jurídico do PROMAD, integra o ChatGPT ao módulo de Publicações, visando aumentar…

17 horas ago

11x Arrecada $50 Milhões em Series B com a Andreessen Horowitz para Acelerar a Era dos Trabalhadores Digitais

SAN FRANCISCO, Nov. 12, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A 11x, líder em trabalhadores digitais alimentada…

17 horas ago