Categories: Comunicação

Brasileiro é 5º no mundo em conhecimento de cibersegurança

O Brasil está cada dia mais conectado. As pessoas usam a internet para pagar contas, fazer compras ou manter conversas com amigos e familiares. À medida que cresce o acesso, os riscos também aumentam. Por isso, é necessário que todos saibam se proteger e aplicar esse conhecimento por meio de ferramentas para proteção dos dados na web.

De acordo com o levantamento da NordVPN, a população brasileira sabe criar senhas fortes (96%) e até pode identificar se um dispositivo foi infectado por um malware (89%), contudo, apenas 2% conhecem ferramentas online que protegem a privacidade digital, enquanto 12% sabem como proteger sua rede Wi-Fi doméstica. Por fim, apenas 18% sabem da importância de ler os termos de serviço de aplicativos e serviços online.

A pesquisa

O National Privacy Test (NPT) é um estudo mundial, anual e de acesso aberto que qualquer pessoa pode responder, é destinado a avaliar a segurança cibernética e a conscientização sobre privacidade online. Vale ressaltar que a pesquisa não definiu cotas de idade e sexo. O relatório compara dois conjuntos de dados, um foi coletado durante um período de seis meses em 2023, enquanto o outro conjunto cobre um ano inteiro em 2021. Neste ano, mais de 26 mil pessoas foram entrevistadas em 175 países. Entre os objetivos, estão educar o público sobre ameaças digitais e a importância da segurança de dados e informações na era da internet.

A conscientização global sobre privacidade na Internet está diminuindo

A pontuação global do NPT atingiu (61%) este ano, o que mostra a diminuição na privacidade online e na conscientização sobre segurança cibernética do mundo, em comparação com 2022 (64%) e 2021 (66%).  Muitos ainda subestimam a importância de ler os termos de serviço. No entanto, essa métrica está melhorando mais rapidamente do que outras. As pessoas com idade entre 30 e 54 anos, por exemplo, têm as melhores habilidades de segurança cibernética, em comparação com outras faixas etárias.

Os campeões em privacidade e conscientização sobre segurança cibernética

  1. Polônia e Cingapura (64%)
  2. Alemanha e Estados Unidos (63%)
  3. Reino Unido, Áustria e Portugal (62%)

“O grande volume de atividades online e interações digitais nas quais as pessoas se envolvem diariamente é uma das razões pelas quais o conhecimento sobre segurança cibernética está diminuindo globalmente”, explica a country manager da NordVPN, Maria Eduarda Melo.

Evolução do Brasil em cibersegurança

De 2021 até agora, alguns índices avaliados na pesquisa demonstraram positiva evolução no país. São eles:

– Aumentou o número de pessoas que realizam a atualização do app assim que ela é disponibilizada (64% em 2021 contra 77% em 2023), esse aumento é maior em comparação com outros países.

– Neste ano, o NPT geral foi de 33% para 60%, demonstrando que o país deixou de ser a nação mais imprudente do planeta quando se fala em mídias sociais.

– Atualmente, a maioria dos brasileiros sabe quais tipos de dados sensíveis devem evitar compartilhar nas redes sociais (83%).

“À medida que a tecnologia continua avançando, os cibercriminosos também adaptam suas táticas, dificultando o acompanhamento do usuário médio. Além disso, existe um equívoco comum de que a segurança cibernética é responsabilidade exclusiva dos provedores de serviços, é preciso que as pessoas se conscientizem e se protejam melhor”, diz Melo.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

A Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ) encena Don Quixote,…

13 horas ago

MSCI define o padrão para avaliar a integridade de projetos de carbono com o lançamento de novas classificações

O MSCI Carbon Project Ratings avalia de forma independente a integridade e os riscos dos…

13 horas ago

Botucatu recebe neste domingo, 22, o Arena Freestyle

Evento acontece no Aeroporto Municipal e irá definir o campeão da temporada 2024

13 horas ago

Apenas 11% das empresas se consideram Data Driven

Em uma era onde os dados se tornam protagonistas de estratégias em grandes empresas, apenas…

13 horas ago

TelevisaUnivision Anuncia Sucessão de Diretor Executivo

Daniel Alegre designado Diretor ExecutivoWade Davis fará a transição para Vice-Presidente do Conselho Administrativoapós liderar…

13 horas ago

Dfns Wallet Infrastructure agora disponível na Temenos Exchange

A Dfns oferece uma plataforma Wallets-as-a-Service (WaaS) que permite às empresas criarem, integrarem e gerenciarem…

13 horas ago