O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking internacional de países que mais realizam cirurgias faciais no mundo. Elas aumentaram em mais de 300% no país e não param de crescer a cada ano. Os dados são da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, que aponta os Estados Unidos como líder da seleção.
Na Bahia, há o maior destaque, já que houve o número mais elevado de cirurgias gerais realizadas em um ano, em comparação com todo o país. É o que sinaliza o Programa Nacional de Redução de Cirurgias (PNRF). Em 2020, por exemplo, o Hospital Geral do Estado (HGE) obteve o primeiro lugar no país em número de cirurgias na área bucomaxilofacial, totalizando 365 procedimentos. Ainda assim, há uma lacuna em cursos inovadores. É o que indica a especialista Thainá Mendes (@drathainamendes), sendo a cirurgiã Bucomaxilofacial do corpo clínico e suporte de coordenação do Hospital Materdei, em Salvador.
“Durante um longo período, os principais cursos, hospitais e referências estiveram concentrados no eixo Sul-Sudeste. No entanto, vejo que o Nordeste possui plena capacidade técnica para sediar grandes eventos e programas de formação na área”, explica Mendes.
Nova chance de cursos com nível internacional:
Como solução para a lacuna identificada na Bahia, a especialista, em parceria com o Dr. Eduardo Andrade e outros sócios, está lançando cursos especiais que abrangem todas as atualizações principais observadas em outros países, como os Estados Unidos. São possibilidades imersivas, como a de Artroscopia de ATM avançada, com Cadáver Lab e aprofundamento em dois dias para 18 alunos no mês de novembro. Haverá, ainda, a Rinoplastia Expert Imersão Cadáver Lab, em 06 e 07 de dezembro junto com otorrinolaringologistas do país.
Para alunos de graduação que estão buscando por Residência, a chance está no Conect Buco Preparatório, com duração de seis meses de forma híbrida, e que abre as inscrições em junho, com aulas on-line e presenciais. “Eu e a Dra. Thainá Brito, buscamos proporcionar aos jovens aspirantes a cirurgiões uma entrada às residências e especializações, não apenas os preparando para os exames, mas também estabelecendo uma base sólida para seus primeiros passos na profissão: seja por meio de cursos avançados, preparatórios, simpósios ou eventos, nosso objetivo é contribuir para o avanço do país nessas áreas”, exclama Thainá.
Para os profissionais que desejarem, o ciclo se completa com o Bahia Meeting Experience. Trata-se de um evento exclusivo durante quatro dias no Costa Sauipe Premium Brisa. O projeto é uma parceria com o Instituto Vita de São Paulo e inclui colaboração e inovações de cirurgiões otorrinos, bucomaxilo, plásticos e ortodontistas, com foco em tratamento multidisciplinar de deformidades da face.
Todos os projetos são fundamentados em programas e iniciativas estabelecidos através de parcerias com líderes de áreas médicas e odontológicas pelo novo Instituto Conect Health. “O meu foco é inovar e implementar o que está começando a acontecer nessas áreas pelo mundo, trazendo isso para o Nordeste”, afirma a especialista, que conclui: “Acredito que o período pós-pandemia estimulou a busca por educação dinâmica, tecnológica e interconectada. Os antigos modelos de aulas estão cedendo lugar a abordagens mais interativas. Da mesma forma, eventos e congressos estão evoluindo para se tornarem mais tecnológicos e imersivos. Mas, nada disso funciona sem a atualização correta, que é tão fundamental na área da saúde”.
Para quem deseja garantir a inscrição ou receber mais informações, basta entrar em contato através do número: 71 999892121, ou pelo Instagram da doutora: https://www.instagram.com/drathainamendes