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Business Intelligence pode ter papel decisivo para a indústria farmacêutica

São Paulo – SP 15/12/2020 – “Business Intelligence na indústria farmacêutica pode se tornar o repositório de escolha para todos os dados brutos, métricas de benchmarking e dados.”

Devido à grande competitividade e à exigência do mercado por empresas mais preparadas para disputarem entre si, o BI é uma forma inteligente de otimizar falhas e manter o negócio em destaque. O BI é uma sigla que significa Business Intelligence (Inteligência de Negócios). O BI é a integração do negócio, do gerenciamento e da TI.

Como os dados estão se tornando cada vez mais disponíveis, é essencial para as empresas farmacêuticas manter ou melhorar a qualidade das informações contidas em relatórios individuais, o que aumenta sua capacidade de permanecer em conformidade com os regulamentos em constante mudança em todo o mundo. Há uma necessidade de soluções que possam explorar, analisar e traduzir a quantidade colossal de dados em percepções acionáveis.

Para obter soluções para esses desafios, é evidente que toda a captura, manuseio e processamento de dados precisam ser alterados. O tratamento de fontes de dados díspares é outro problema enfrentado pelas empresas farmacêuticas. Eles recebem dados de terceiros, como clínicas, hospitais, representantes de vendas e muitas outras fontes. E armazenar e processar esses formatos variados de dados torna-se difícil.

Aderindo à conformidade.

As empresas farmacêuticas começaram a perceber a importância e o papel das soluções de Business Intelligence para melhorar a pesquisa com o objetivo de acelerar o crescimento organizacional e reduzir custos. O BI está encontrando uma posição nova e proeminente nas organizações farmacêuticas, incluindo gerenciamento de recursos de projetos, rastreamento da força de vendas e relatórios de conformidade regulatória. É difícil rastrear, comparar e manter os dados internos com os conjuntos de dados padrão fornecidos pelo governo.

As soluções de Business Intelligence para produtos farmacêuticos eliminam a necessidade de interdependência dentro de vários departamentos e facilitam a recuperação de informações sempre que necessário. Os usuários de negócios não precisam depender inteiramente de seus colegas para acessar dados e criar painéis. Isso permite que as empresas farmacêuticas cumpram com eficiência a conformidade e notifiquem os departamentos ou processos que não atendem aos padrões em tempo real.

Garantia da Qualidade

Ao aproveitar o poder do BI e análises, a indústria farmacêutica pode aproveitar as verificações de qualidade necessárias para garantir a entrega do produto com a melhor qualidade. As empresas farmacêuticas estão sob intensa pressão para expedir produtos para o mercado e, ao mesmo tempo, manter os custos baixos. É imperativo monitorar e gerenciar dados clínicos para conseguir isso.
Com os recursos analíticos das ferramentas de BI, torna-se fácil rastrear as informações fornecidas por testes clínicos e processos de pesquisa. Além disso, esses insights obtidos com a implementação de BI permitem que as empresas farmacêuticas identifiquem tendências e inconsistências, bem como inspecionem os riscos durante o desenvolvimento e lançamento do produto.

Melhorar o marketing e as vendas

O Business Intelligence fornece visualizações na forma de relatórios interativos que permitem prever o que deve ser vendido com mais frequência, qual categoria ou produto terá melhor desempenho em termos de vendas e quando será feita a venda. Isso leva ainda mais a melhorias downstream significativas, como pedido aperfeiçoado, níveis de estoque ideais e margens de lucro mais altas.

De acordo com Alexandre Guercione Bergmann, um renomado especialista em tecnologia da informação, sobretudo em desenvolvimento de software, e reconhecido por fornecer projetos de Business Intelligence para grandes empresas da indústria farmacêutica, como, por exemplo, a Pfizer, o uso eficaz de inteligência de negócios por equipes de vendas e marketing pode levar a melhores taxas de retenção de clientes, maiores receitas de campanhas de upsell/vendas cruzadas e maiores níveis de satisfação do cliente.

“Isso é de grande interesse para a indústria farmacêutica e de grande interesse para as equipes de desenvolvimento de negócios “, diz ele.

Ao utilizar os insights fornecidos pelas soluções de BI, as equipes de marketing e vendas podem melhorar a precisão de suas previsões e identificar melhor a demanda sazonal, medicamentos de movimento lento, outliers e muito mais. Além disso, reduz os custos operacionais com a otimização do processo de gestão de vendas e ajuda a otimizar a colaboração e a troca de informações com clientes, fornecedores e parceiros.

“Vimos as demonstrações de 30 outros fornecedores de soluções de inteligência de negócios e não vimos nada desse calibre ainda. Esta é uma ferramenta de transformação de dados desenvolvida de maneira eloquente. Ficamos agradavelmente surpresos com a lógica por trás da demonstração”, disse Carlos Murilo, Presidente da empresa farmacêutica Pfizer no Brasil, a respeito das soluções de BI prestadas por Alexandre Guercione Bergmann à mutinacional.

Adicionando o quociente mágico, BI, nos processos de negócios

As três áreas do negócio farmacêutico que são mais impactadas pelas soluções de inteligência de negócios são marketing, vendas e cadeia de suprimentos. No entanto, com conformidade variável, o BI está emergindo para ser uma virada de jogo para a indústria farmacêutica. Os líderes de negócios estão procurando estratégias que enfatizem a aplicação de dados para enfrentar vários desafios de negócios.

“É uma maneira da indústria farmacêutica usar essa tecnologia para reposicionar medicamentos, mostrando superioridade comparativa. Esses dados podem apoiar uma mudança no rótulo”, avalia Alexandre.

Será possível obter respostas a perguntas como o que está acontecendo, com métodos tradicionais de relatórios. Mas, com o Business Intelligence, há respostas a perguntas como: “como isso aconteceu?” e também insights sobre o que fazer a seguir. O usuário será capaz de monitorar uma grande quantidade de informações que fluem por toda a organização e transformá-las em informações úteis e acionáveis para obter maior proficiência e melhor tomada de decisões.

“Business Intelligence na indústria farmacêutica pode se tornar o repositório de escolha para todos os dados brutos, métricas de benchmarking e dados de transparência”, conclui Alexandre.

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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