Categories: Comunicação

Campanha pede fim do machismo e da violência contra a mulher

Começou no domingo, 20, pelas redes sociais a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. O tema deste ano é “Machismo. Já passou da hora. #podeparar”.
Segundo a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o objetivo é chamar a atenção da sociedade e mobilizar as pessoas, mostrando que pequenas ações do cotidiano podem levar a grandes violências.
Durante os 16 dias de campanha, o foco das discussões será o combate à violência sexual. Por domingo ter sido o Dia Nacional da Consciência Negra, a ação deu destaque também à questão das mulheres negras, que correspondem à maioria das vítimas de agressões.
A campanha 16 dias de ativismo ocorre há 25 anos e mobiliza cerca de 130 países. Vários municípios brasileiros já estão com as ações em andamento, mas a campanha em nível nacional será lançada oficialmente em Brasília em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Está previsto ainda para dezembro o lançamento, pelo governo federal, de programa de promoção da igualdade de gênero.
Feminicídio
O Brasil é o quinto país do mundo em número de assassinatos de mulheres, segundo o Mapa da Violência de 2015. Esse e outros dados de violência de gênero foram reunidos no Dossiê Feminícídio, lançado em novembro pelo Instituto Patrícia Galvão. O levantamento também faz alerta para a importância de dar visibilidade ao cenário de violência, a fim de mudar práticas consideradas normais que podem, no entanto, resultar em mortes.
*Edição: Graça Adjuto

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
AddThis Website Tools
Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

Recent Posts

Empresas intensificam análise financeira de fornecedoresEmpresas intensificam análise financeira de fornecedores

Empresas intensificam análise financeira de fornecedores

A preocupação com a segurança na cadeia de suprimentos tem levado empresas brasileiras a reforçar…

14 horas ago
Prêmio INAC de Integridade: ingressos gratuitos estão disponíveisPrêmio INAC de Integridade: ingressos gratuitos estão disponíveis

Prêmio INAC de Integridade: ingressos gratuitos estão disponíveis

A 5ª edição do prêmio ocorre no Theatro Municipal de São Paulo no dia 16…

14 horas ago
Empresas já devem se adequar à nova Reforma TributáriaEmpresas já devem se adequar à nova Reforma Tributária

Empresas já devem se adequar à nova Reforma Tributária

Segundo especialista, monitorar os desdobramentos da legislação e os decretos reguladores é essencial para garantir…

14 horas ago
Instituição lança formação avançada em cirurgia ortopédicaInstituição lança formação avançada em cirurgia ortopédica

Instituição lança formação avançada em cirurgia ortopédica

O curso, promovido pelo Cetrus, ensina técnicas de cirurgia minimamente invasiva do pé e tornozelo,…

14 horas ago
AMED S/A investe em práticas ESG no setor têxtil hospitalarAMED S/A investe em práticas ESG no setor têxtil hospitalar

AMED S/A investe em práticas ESG no setor têxtil hospitalar

Empresa mineira tem adotado iniciativas com foco em energia limpa, gestão ambiental e práticas sustentáveis…

14 horas ago
Exame nacional vai avaliar qualidade da formação médicaExame nacional vai avaliar qualidade da formação médica

Exame nacional vai avaliar qualidade da formação médica

Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica será aplicado a formandos de Medicina a partir…

14 horas ago