São Paulo 17/6/2021 – A competição permite que profissionais mostrem sua criatividade na arte de preparar drinks com licor e café”, diz Julian Fernandez, da Zamora Company
As coqueteleiras nacionais têm marcado presença nas competições mundiais, e alguns bartenders brasileiros já figuram entre os maiores e mais reconhecidos do mundo pela classificação do World’s 50 Best Bars. No país, eventos como o BCB – Bar Convent Brasil, lançado pela Reed Exhibitions na Alemanha em 2007 e nos Estados Unidos em 2018, têm buscado destacar o universo de bebidas destiladas premium impulsionando o desenvolvimento do setor através da promoção de experiências, conteúdo, inspiração e negócios.
Estes eventos visam reunir, nos ambientes presencial e virtual, importantes marcas de bebidas premium, bartenders e profissionais da indústria de bares, restaurantes, varejistas e distribuidores da América do Sul. Segundo o Senac, o mercado de coquetelaria vem se expandindo no país desde 2010, quando bartenders brasileiros começaram a fugir do óbvio e a agregar mais conhecimento ao preparo de coquetéis. As marcas passaram a apostar em novos talentos para expandir a cultura da coquetelaria e vêm promovendo seguidamente campeonatos de alcance internacional.
A marca espanhola Licor 43, trazida com exclusividade pela Aurora Fine Brands, por exemplo, já na quinta edição do campeonato anual Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge https://www.licor43.com/bartenders-baristas-challenge/ desafia profissionais dos dois balcões – baristas e bartenders – a criarem receitas que levem Licor 43 e café. A competição acontece pela segunda vez em formato virtual com inscrições gratuitas e permite que profissionais mostrem sua experiência e criatividade na arte de mesclar Licor 43 e café em coquetéis. Nesta quinta edição, o campeonato será executado online no site www.licor43.com e nas redes sociais de Licor 43.
De volta como juízes globais estão o guru dos coquetéis Merijn Gijsbers e o consultor e educador de café Timon Kaufmann; Penelope Bass, editora sênior da revista americana Imbibe, junta-se ao painel este ano. A tarefa deles será encontrar a melhor nova receita de coquetel Licor 43 com café – no ano passado, Annarose Krone de O Nic’s on Beverly Bar em Los Angeles foi a grande vencedora global. Na etapa brasileira, os jurados Saulo Yassuda, da Revista Veja São Paulo, e Mariana Proença, da Revista Espresso, entre outros nomes, irão avaliar os coquetéis dos 6 finalistas e o vencedor nacional será conhecido dia 02 agosto através de uma live no Facebook de Licor 43 Brasil e, em seguida, disputará a final global B&B, que será em outubro de 2021.
Licor 43 está empenhado em apoiar e envolver os bartenders e baristas por meio da competição. Para Julian Fernandez, diretor global de Inovação de Marketing dos destilados da Zamora Company, manter o formato virtual que teve início no ano passado é a melhor maneira de realizar o evento. “Com essa dinâmica, em 2020 alcançamos um público amplo, de 20,5 milhões de pessoas globalmente, cumprindo com a missão de educar e inspirar paixão por Licor 43 como o licor número um em coquetéis com café. Esperamos mais uma vez ser surpreendidos pelo pensamento, criatividade e esforço que os participantes colocam em suas criações”, diz.
Segundo Gilberto Amêndola, jornalista especializado em bebidas, e juri do BB Challenge 2020, a relação entre o café e a coquetelaria, embora não seja antiga, só tem melhorado com o tempo. Fato é que os coquetéis com café proliferaram nos principais bares de São Paulo, e do País, trazendo receitas clássicas como Espresso Martini, Irish Coffee, e criações modernas utilizando café expresso, café coado, cold brew (café extraído a frio) ou outros métodos, como infusões. O jornalista cita em uma de suas resenhas, que, segundo o mixologista e editor do site Mixology News, Marco de La Roche, que conquistou o tricampeonato brasileiro de Coffee in Good Spirits (2009, 2010 e 2011), e figurou entre os dez melhores baristas do Campeonato Mundial realizado em Londres em 2010, o boom das cafeterias nos anos 1990 teria sido o responsável por popularizar os coquetéis com café no País.
Profissionais interessados em se inscrever no Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge devem acessar o site www.licor43.com e podem acompanhar as notícias nas redes sociais da marca no Brasil (https://www.instagram.com/licor43brasil/).
Fundada em 1921 em Hamburgo na Alemanha, a Aurora Fine Brands, responsável pela importação no Brasil do Licor 43, consolidou-se no mercado na importação e distribuição exclusiva de bebidas e alimentos finos no Brasil, para onde a companhia migrou em 1946. Com 75 anos de experiência no mercado brasileiro de alimentos e bebidas premium, possui 4 divisões: Destilados & Licores, Confectionery, Alimentos e Vinhos (divisão mais conhecida como Inovini). Possui mais de 60 marcas internacionais em seu portfólio, entre elas estão a geleia francesa St Dalfour, molho de pimenta Tabasco, mostardas Maille, biscoitos Bahlsen, tequila Jose Cuervo, Licor 43 e na Inovini as marcas: Undurraga, Gonzalez Byass, Louis Latour, Penfolds entre outras.
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