Após passar uma semana na Praça da Sé, a Caravana do Jornalismo estacionou na comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, nesta segunda-feira, 12. A missão do Grupo Comunique-se com o projeto é contar a história da profissão no Brasil para os moradores da região, por meio de conteúdos interativos e museu com objetos utilizados pela imprensa.
Entre os conteúdos disponíveis no espaço estão itens como bancada de telejornal, dois exemplares de troféus de diferentes edições do Prêmio Comunique-se, capas históricas de jornais e revistas, vídeos e áudios com matérias importantes produzidas pela imprensa nacional.
A carreta que leva os conteúdos está estacionada na CEU Paraisópolis – localizado na Rua José Augusto de Souza e Silva s/n. Os habitantes da comunidade podem visitar o espaço gratuitamente até 17 de setembro, das 9h às 17h. O projeto é uma iniciativa do Grupo Comunique-se em parceria com DeMello Consultoria, Truckvan – empresa especializada na fabricação de unidades móveis – e patrocínio da Estácio.
A iniciativa chega ao local como parte da “7ª semana de Paraisópolis”, que inclui outras atividades como exposições de arte, oficinas de culinária e desfile de moda. O evento é promovido pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) e divulga os projetos em andamento na comunidade, além de sensibilizar a população sobre a importância da cultura.
Repórter do Portal Comunique-se e curadora de conteúdo do projeto, Nathália Carvalho afirma que a Caravana do Jornalismo foi pensada para valorizar o exercício da profissão, dando à sociedade a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a área. Para isso, a iniciativa divulga informações sobre as funções que existem para quem trabalha na imprensa.
“Queremos mostrar para o maior número possível de pessoas como é que funciona o jornalismo. Por isso, temos conteúdos diversos que valorizam, inclusive, reportagens que marcaram a história do Brasil ao decorrer das últimas décadas”, explica a curadora da exposição jornalística.
Próximas paradas
Até o dia 26 de setembro, a Caravana do Jornalismo estará em algum ponto da capital paulista. Após passar por Paraisópolis, a carreta segue para o campus Cotia da Estácio de Sá (19 a 22 de setembro) e encerra a viagem pela Região Metropolitana de São Paulo, na ETEC do Parque da Juventude (23 a 26 de setembro). Depois de passar por pontos paulistas, a exposição irá para o Rio de Janeiro, cidade em que deverá ficar aberta ao público em outubro.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…