Cásper Líbero demite mais de 10 professores; alunos falam em perseguição política

A Faculdade Cásper Líbero desligou 13 professores, incluindo o vice-diretor Prof. Dr. Antonio Roberto Chiachiri Filho, que tinha mandato até janeiro de 2019

Treze demissões. Foi assim que a Cásper Líbero terminou a última semana. Uma das mais tradicionais instituições de ensino com foco em comunicação, a faculdade desligou profissionais de todos os cursos, de acordo com a apuração da reportagem do Portal Comunique-se. Nas redes sociais e em grupos fechados no Facebook, alunos reclamam dos cortes, cobram explicações e afirmam que a medida se trata de perseguição política.

Após os cortes, representantes do Centro Acadêmico Vladimir Herzog, Lorena Alves e Thaís Chaves, participaram de reunião com o diretor da faculdade, professor Doutor Carlos Roberto da Costa. Em vídeo, elas relatam que buscaram explicações para as demissões, mas não encontraram muitas respostas. Durante a conversa, quatro motivos foram mencionados como geradores das dispensas: falta de respeito com o discente, avaliação negativa em pesquisa interna, falta de caráter e a não adequação ao projeto de gestão que está sendo implementado.

Leia mais

As jovens ainda relatam que não se sentiram confortáveis na reunião. “Éramos as únicas alunas representando o corpo discente em um encontro com o diretor da faculdade e com o corpo docente inteiro. [Carlos Costa] nos interrompeu muitas vezes, nos desrespeitou, tentou nos humilhar e encerrar a reunião de forma abrupta, em uma clara tentativa de silenciamento”, relatou Thaís Chaves no vídeo que conta com mais de 50 compartilhamentos. “Apoiamos os professores demitidos e temos a certeza de que essa luta não é em vão”, complementou Lorena Alves. Nesta segunda-feira, 18, as alunas irão retornar à instituição para nova conversa.

Com a situação, professores com mais de 10 anos de Cásper Líbero postaram textos no Facebook falando sobre momento. É o caso do vice-diretor, Roberto Chiachiri, que dedicou 14 à faculdade. “A Cásper Líbero foi uma etapa plena de realizações que, por minha iniciativa ou da própria instituição, me levaram a acreditar num trabalho sério e que pudesse contribuir para a construção de um mundo melhor por meio do conhecimento e da educação”, escreveu.

Leia mais

O professor Dimas Künsch, que dava aulas para a graduação e pós-graduação, também estava na faculdade há 14 anos. Ele afirma que o grupo cortado foi “demitido, ferido, mas não derrotado”. “Acreditamos que ser professores vale a pena, que há muito amor, garra e sentido social, político e cidadão no que fazemos. Somos gratos, imensamente gratos a tantos alunos e professores com quem pudemos dividir esses sentimentos no tempo que nos foi permitido trabalhar na Cásper Líbero”.

Outra professora que falou sobre o assunto foi a jornalista Cilene Victor. “O momento é difícil. Demissões na Cásper, na Metodista e em outras instituições deixam dezenas de professores doutores desempregados num país em frangalhos, mas diferentemente de quem não tem vida além do trabalho, perdemos o emprego, não nossas vidas que seguem o seu curso [quase] natural”.

A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com a Cásper Líbero para entender as demissões. A faculdade afirma que o corte é previsto em todo final de ano. “A instituição leva em consideração as necessidades de atualização do corpo docente para o próximo ano, de acordo com avaliação realizada. Com aproximadamente 90 docentes, entre Graduação e Pós-Graduação, em janeiro já temos programado o processo seletivo para reposição das vagas”.

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

Benefício da licença parental reduz sobrecarga materna

A celebração do Dia das Mães no segundo domingo do mês de maio é uma…

21 minutos ago

Caravana da Saúde chega ao município de Guapiaçu

No dia 18 de maio, das 8h às 12h, os moradores do município de Guapiaçu…

46 minutos ago

Caravana da Saúde chega ao município de Guapiaçu

Organizada pelas ligas acadêmicas da faculdade de Medicina FACERES, a 5ª Caravana da Saúde visa…

48 minutos ago

Boomi simplifica e acelera mudança para SAP Datasphere

Boomi™, líder em integração inteligente e automação, anunciou hoje uma versão aperfeiçoada do Boomi for…

1 hora ago

Boomi simplifica e acelera mudança para SAP Datasphere

Boomi for SAP agiliza o processo prolongado e intensivo de recursos de migração para SAP…

1 hora ago