Segundo relatório da Enterprise Apps, uma cultura ágil pode aumentar o desempenho comercial em até 277%. Este dado é apenas um dos muitos que comprovam a eficácia e os benefícios dos “squads ágeis”. A pesquisa ressalta ainda que a cultura e liderança desse modelo são cruciais para a sobrevivência empresarial a longo prazo.
A demanda por agilidade e inovação tornou-se uma prioridade para empresas que buscam se manter competitivas, levando muitas a abandonar práticas de trabalho antiquadas e burocráticas. Atenta a essa tendência, a CBYK, empresa de desenvolvimento de software e soluções personalizadas de TI, anuncia seu novo serviço, o squad as a service. Esse serviço visa fornecer equipes especializadas e dedicadas para uma maior agilidade, qualidade e alinhamento com os objetivos de cada projeto de TI.
Mauricio Matsuda, Diretor de Operações e Customer Success da CBYK, destaca que o lema da empresa, “Democratizar e Simplificar a TI”, inspirou o lançamento do squad as a service. Ele explica que o serviço permite que os clientes alcancem resultados de forma rápida e eficaz, além de uma melhor gestão de recursos e custos, uma vez que as empresas podem escalar ou reduzir a equipe conforme a demanda, sem comprometer a qualidade ou a continuidade do projeto. O squad as a service está disponível tanto para clientes no Brasil quanto em outros seis países onde a empresa atua.
“Ao optar pelo modelo, a CBYK fornece equipes multifuncionais altamente especializadas para atender às necessidades específicas dos clientes. Essas equipes, compostas por profissionais qualificados em diferentes áreas, são gerenciadas e coordenadas pela CBYK, garantindo que tenham os recursos e as habilidades necessárias para entregar cada projeto dentro do prazo. Isso proporciona às empresas uma maior flexibilidade e escalabilidade para as empresas, permitindo ajustar as equipes de acordo com as demandas, sem os encargos associados à contratação de equipe interna”, detalha Matsuda.
Matsuda elenca quatro benefícios dos squads ágeis:
1 – Aumento de produtividade:
A abordagem colaborativa e os ciclos de produção curtos dos squads ágeis incentivam a autonomia e a responsabilidade individual, contribuindo para um aumento significativo da produtividade;
2 – Melhoria da qualidade de entregas: o padrão de qualidade nas entregas é uma característica intrínseca das metodologias ágeis. Os ciclos de feedback contínuo permitem refinamentos e aprimoramentos proativos, resultando em produtos de alta qualidade alinhados às necessidades dos clientes;
3 – Satisfação do cliente: o foco principal dos squads ágeis é a satisfação do cliente. A visão global sobre a entrega de valor, aliada à colaboração próxima com os clientes, resulta em relacionamentos sólidos e transparentes, promovendo a satisfação do cliente em todas as etapas do processo;
4 – Adaptabilidade: em um ambiente em constante mudança, a adaptabilidade é fundamental. Os squads ágeis oferecem flexibilidade para ajustar rapidamente a novos requisitos ou desafios, mantendo a eficiência operacional mesmo em cenários dinâmicos.
Segundo Matsuda, a CBYK investe no desenvolvimento e na capacitação da equipe, para garantir que o time esteja qualificado e atualizado com as melhores práticas do setor. Como diferencial, o executivo explica ainda que possuem um compromisso com a transparência, comunicação aberta e colaboração com os clientes, “o que geralmente resulta em parcerias sólidas e de longo prazo”, finaliza.
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