Categories: Comunicação

Ceratocone é uma das grandes causas de transplante de córnea em âmbito mundial

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante dos Órgãos, pelo portal Metrópoles, dos mais de 23 mil transplantes realizados ao ano no Brasil, aproximadamente, 13 mil são de córnea, e o ceratocone é uma das causas centrais. Ceratocone é uma doença que causa alterações estruturais na córnea, encurvando-a em um formato parecido a um cone, e pode causar cegueira completa. Estima-se que, a cada 100 mil pessoas no mundo, quatro a 600 desenvolvem o quadro.

O ceratocone não tem cura. Porém, com o avanço da medicina e de centros especializados em patologias oculares, há diversos procedimentos disponíveis, indicados segundo a fase de agravamento da doença e do quadro. O tratamento divide-se em duas etapas: a primeira, focada na estabilização da doença, para não haver progressão, e a segunda, na melhoria da acuidade visual.

Para uma acuidade visual melhor, lentes de contato rígidas com curvatura especial para a doença são recomendadas. Em casos em que não há adaptação, implante de anéis intracorneanos são indicados, a fim de reduzir a curvatura da córnea e facilitar a adaptação de lentes de contato ou até a prescrição de óculos.

Aproximadamente, 150 mil brasileiros desenvolvem ceratocone, todos os anos

Ainda sobre saúde ocular, incluindo o uso de óculos de grau femininos, por exemplo, segundo o Ministério da Saúde, pelo portal Agência Brasil, cerca de 150 mil brasileiros desenvolvem o ceratocone anualmente. O ato de coçar os olhos é um dos fatores centrais para que o quadro se agrave. O Ministério da Saúde ainda reforça que a doença é uma das principais causas dos transplantes de córnea feitos no Brasil. Ressalta-se que, anualmente, o mês de junho possui o foco na prevenção à doença.

“A doença é causada por uma alteração genética de vários genes. Não há um gene isoladamente responsável pela doença, mas um conjunto. E a gente fala que a doença é multifatorial, então, além da tendência causada pela genética, o fator ambiental, que é alergia, coçar os olhos, é o principal fator que contribui para o aparecimento da doença. A gente vai suspeitar de pacientes jovens, que têm alergia nos olhos e um grau de astigmatismo. Esse é o grande alerta na consulta para a gente realizar um exame de topografia da córnea para que a gente consiga um diagnóstico da doença”, salienta o médico oftalmologista.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

PUMA é reconhecida como melhor empregador em 50 países

A empresa desportiva PUMA é a única empresa a ser reconhecida como Top Employer (melhor…

14 horas ago

Brasil: 44% das empresas pretendem contratar em 2025

O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking global de países com maior intenção de…

14 horas ago

Bacio di Latte e Date Crown reforçam tendência das collabs

A colaboração será promovida na "Estação Verão", entre janeiro e fevereiro de 2025, em cinco…

14 horas ago

Tendências que transformam o marketing imobiliário em 2025

Especialista em marketing imobiliário, Felipe Capuano, com mais de 15 anos de experiência e resultados…

14 horas ago

EcoOnline celebra parceria de longa data com Menzies Aviation, promovendo a cultura de segurança no mundo todo

A EcoOnline tem o orgulho de comemorar o sucesso contínuo de sua parceria com a…

14 horas ago

ABCD anuncia fintech BYX como sua mais nova associada

Além de oferecer diversas modalidades de crédito com garantia, empresa disponibiliza infraestrutura tecnológica completa para…

14 horas ago