Portal Comunique-se

Chef Aprendiz Americanópolis encerra edição com competição gastronômica

nutra brasil - topo mega banner

No próximo sábado (10), será realizada no Grand Hyatt São Paulo, a competição final do Chef Aprendiz Americanópolis, que contou com o incentivo do ProAC ICMS e patrocínio: Comgás (diamante), Tirolez (ouro), Wickbold (prata), Kikkoman (bronze) e Oster® (bronze). Na ocasião, os jovens participantes desta 11ª edição do projeto social vão apresentar todo o conhecimento adquirido no ciclo de oficinas com atividades relacionadas ao universo da gastronomia, técnicas culinárias, habilidades socioemocionais, trabalho em equipe e mercado de trabalho. 

“Buscamos ensinar técnicas de gastronomia, além de apoiar o desenvolvimento dos jovens também emocionalmente para que se sintam mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida. A competição encerra o ciclo de oficinas com 100% de aproveitamento, pois é um evento onde eles podem colocar em prática tudo que aprenderam. O apoio que oferecemos é para que eles tenham mais autoconfiança e sigam mais seguros para a vida adulta”, explica Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.

Neste dia, divididos em grupos, os participantes preparam e apresentam um menu completo para uma banca de jurados, com entrada, prato principal e sobremesa. O júri é formado por chefs e donos de estabelecimentos que já são parceiros do projeto e possuem vagas abertas em seus negócios. Para esta edição, estão confirmados os representantes do Handz by Rodrigo Einsfeld, Hotel Emiliano, Accor-Hotel Pergamon, Grupo Raízes, Estela Passoni, Froid SP, Papa Bubble, Mistura Paulistana e Aguzzo Cucina. 

“A Comgás acredita no papel das empresas como vetor de transformação da sociedade e nos orgulhamos em participar desta ação. Iniciativas como a do Chef Aprendiz geram impactos intangíveis e proporcionam o exercício da cidadania”, declara Carla Sautchuk, diretora de Operações e Serviços e embaixadora da diversidade na Comgás, empresa que patrocina a iniciativa.

O índice de desemprego apresentou queda no terceiro trimestre de 2022, contabilizando 108,5 milhões de brasileiros desempregados, segundo dados da PNAD Contínua do IBGE. No estado de São Paulo, a população desocupada é de 8,6%. Porém, dentro deste grupo, 18,4% são jovens entre 18 e 24 anos de idade. Diante deste cenário, Beatriz Mansberger acredita que “o Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento de pessoas, para além de qualquer outra definição. É por meio do vínculo, do encontro genuíno entre pessoas, que a transformação ganha espaço para acontecer. Precisamos apoiar os jovens a entenderem que eles são capazes e que as estatísticas são indicadores passíveis de transformação”.  

O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano que usa a gastronomia como principal ferramenta para a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Fundado em 2015, já formou 150 jovens de 10 comunidades diferentes da cidade de São Paulo. Destes, 75% estão trabalhando na área gastronômica, atuando em outras áreas e contando com o apoio do projeto para se recolocar no mercado.

Até junho de 2023, o projeto pretende formar 60 jovens por meio de mais duas edições, que também fazem parte do Plano Anual desenvolvido pelo Fadaris –  Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, que recebe o patrocínio via lei de incentivo ProAC ICMS.   

Protocolos de higiene e segurança

O projeto Chef Aprendiz mantém seu compromisso com a preservação da saúde e, considerando os crescentes casos positivos de coronavírus nas últimas semanas, recomendamos o uso de máscaras durante todo o evento.

Compartilhe
0
0
nutra brasil - topo mega banner