Categories: Comunicação

Cidadão poderá interagir com o MCTI sobre debate de inovação

Está aberta, desde quarta-feira (10), a consulta pública que convida os cidadãos a contribuir com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A consulta visa permitir a participação da sociedade na gestão pública e possibilitar a interação com as três frentes: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, o MCTI e o Ministério da Ciência.

O formulário está dividido em duas partes: a primeira relacionada à Proposta de Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – PNCTI e a segunda à Proposta de Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – SNCTI. São mais de 150 questões que contemplam de maneira ampla os temas de interesse, e permitem em sua maioria, respostas em escala linear de concordância, mas oferecendo também espaço para comentários individualizados.

A oportunidade de participação da população geral vem de encontro com o potencial brasileiro desses setores. O relatório de Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (2021) do MCTI, que contém diversos dados relevantes do cenário brasileiro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de ciência e tecnologia (C&T) até 2019, demonstra em um de seus gráficos o comparativo entre os dispêndios nacionais de 18 países em P&D em relação ao produto interno bruto (PIB). Nele é possível perceber que o Brasil oscila desde 2006 entre 1% e cerca de 1,30%, tendo sido em 2015 o ano onde o percentual em relação ao PIB foi o mais alto, de 1,37%.Para se ter ideia, Alemanha, EUA e Japão investiram mais de 3% ainda em 2019.

O especialista em investimentos e inovação e sócio da Macke Consultoria, André Moro Maieski, reitera a importância desse meio de comunicação entre governo e cidadãos para que haja trocas favoráveis e o país possa desenvolver melhor o seu potencial científico e de inovação, que, segundo ele, ainda é muito pouco aproveitado. Maieski completa: “A participação do cidadão comum em processos relacionados a direcionamentos em investimentos em ciência e tecnologia compõe um importante mecanismo de maturidade do sistema brasileiro de inovação, isso não só extrapola as demandas da comunidade científica em frentes de pesquisa diretamente relacionadas a academia, como também dá voz as pessoas que se interessam sobre o tema e buscam representatividade junto ao governo.”

O formulário está disponível no link: https://isurvey.cgee.org.br/pncti/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Villagio Embu recebe os turistas de Embu das Artes

Empreendimento oferece espaço para eventos em plena mata Atlântica. CMO do resort destaca que a…

16 horas ago

Avène realizou ativações na Copa Brasil de Vela 2024

O evento esportivo aconteceu entre os dias 14 e 19 de outubro, em Ilhabela, no…

16 horas ago

Incidentes em sites do governo comprometem serviços

Ataques hackers e instabilidades no Gov.br prejudicam a vida de milhões de empresas e cidadãos,…

16 horas ago

Médico alerta para banalização no uso de antibióticos

Para especialista do Instituto Latino Americano de Sepse, desconhecimento leva ao uso em situações clínicas…

16 horas ago

Registros civis de recém-nascidos enfrentam desafios no país

Dados das Estatísticas do Registro Civil do Censo de 2022, disponibilizados pelo IBGE, revelam que…

16 horas ago

Seminário debaterá normas de contabilidade e de sustentabilidade

O XXI Seminário Internacional FACPCS acontecerá em 30 de outubro de 2024, das 08h às…

16 horas ago