Categories: Comunicação

Cidade do interior gaúcho se destaca no cenário de TI nacional

Não é capital, nem está nos grandes centros nacionais: Lajeado, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, tem conquistado posição de destaque no cenário nacional de Tecnologia da Informação (TI), tornando-se bicampeã no título de melhor ecossistema de inovação do Brasil. Além disso, o município conquistou o 1º lugar no estado e alcançou a 4ª posição no país, com uma pontuação de 8,05, no Índice de Governança Municipal, desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (IGM/CFA).

Os números revelam avanço em diversas áreas, com destaque para Finanças (nota 9,10), Gestão (nota 7,56) e Desempenho (nota 7,49). Comparando com o ano anterior, a média geral subiu de 7,62 para 8,05 em 2023.

Segundo relatório do Departamento de Economia e Estatística, Lajeado é o 18º município mais rico do Rio Grande do Sul, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 5.596.169, representando 0,96% do estado em 2021. 

Dentre os fatores que contribuem para o destaque da cidade no cenário tecnológico, a iniciativa Pro_Move Lajeado, mantida em parceria com a Universidade do Vale do Taquari – Univates, tem papel relevante, com objetivo de fomentar o ambiente de inovação local, promovendo a participação da comunidade e a integração entre todas as partes.

Em 2023, o Projeto Trilhas da Inovação, desenvolvido pelo Pro_Move Lajeado, em colaboração com o SENAI e a prefeitura da cidade, impactou 129 alunos de 14 escolas. “Esse programa proporciona experiências práticas do mundo do trabalho e das profissões relacionadas à tecnologia e inovação, abrangendo áreas como mecânica, desenho técnico, robótica, controle e automação, TI, gestão, entre outras”, explica Bruno Buttenbender, analista de Inovação da AGIL – Agência de Desenvolvimento e Inovação Local, que atua no Pro_Move.

Conforme ele, o movimento representa o “ecossistema de inovação de Lajeado, conectando poder público, universidade, empresas privadas e a sociedade para fomento à Transformação Digital da região”, e tem no Trilhas da Inovação um projeto que não apenas capacita os jovens tecnicamente, mas também cria uma ponte crucial entre a sala de aula e as demandas reais do setor profissional.

“Além do desenvolvimento individual dos alunos, essa iniciativa impacta positivamente a comunidade local, gerando profissionais qualificados e conscientes”, destaca Buttenbender. 

Ainda de acordo com as informações do Pro_Move, em 2021, 69 alunos concluíram o programa, e em 2022, foram 140. Destes, 30% conseguiram vaga no mercado de trabalho através da conexão do SENAI com o programa Jovem Aprendiz.

“Esse resultado reforça o comprometimento de Lajeado em formar uma força de trabalho qualificada, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade a longo prazo, além de contribuir para o mercado nacional de TI, já que este setor vivencia um déficit de mão de obra qualificada: segundo dados da Abstartups, o país terá carência de 530 mil profissionais da área até 2025, mesmo formando cerca de 53 mil pessoas por ano, entre 2021 e 2025, nas graduações do ramo. É preciso investir mais em formações, qualificações, e estamos fazendo isso”, finaliza ele.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Começa a temporada para venda de ingressos dos Harlem Globetrotters hoje em sua turnê mundial de 2025

Em breve em cidades perto de você!Jersey Mike’s Subs é o patrocinador nacional oficial com…

17 horas ago

MidOcean Energy da EIG adquire participação adicional de 15% na Peru LNG da Hunt Oil Company

Investidor estratégico da MidOcean, Aramco, irá oferecer financiamento para investimento

17 horas ago

Camada de ozônio pode se recuperar em quatro décadas

Relatório destaca que eliminação global de produtos químicos ajuda a alcançar essa recuperação, mas queimadas…

17 horas ago

Tráfego pago acelera o crescimento nas vendas on-line

Grande volume de conteúdo disponível nas redes sociais faz da mídia patrocinada uma das principais…

17 horas ago

Dançaterapia promove cuidado integral do corpo, mente e alma

Também conhecida como terapia pela dança e movimento, o metódo é usado em contextos clínicos…

17 horas ago