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Cinco estratégias podem ajudar lojistas a terem sucesso na Black Friday

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A Black Friday está se aproximando e já se tornou uma das principais datas do varejo brasileiro. Esse ano ela ainda ganha um novo impulsionador: a Copa do Mundo. Segundo uma projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), serão mais de R$ 6 bilhões movimentados no comércio eletrônico, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões. A pesquisa ainda estima que o montante pode representar um aumento de 3,5% em relação a 2021.

Diversos modelos de celulares, jogos eletrônicos e os consoles gamer, além de itens de informática para melhorar o desempenho das máquinas, estão entre os itens mais buscados e que prometem ser sucesso na data, segundo levantamento exclusivo feito a partir da base do Olist Store, plataforma de inteligência para varejistas. 

Para ter sucesso no período, é fundamental se preparar com antecedência e agir com estratégia. Por isso, Alexander Clein, Diretor Comercial do Olist, reuniu as cinco principais dicas para que os lojistas estejam preparados para a data.

Definir as metas de faturamento

Definir quanto será a meta de faturamento para novembro é um passo importante para calibrar as vendas. O foco principal é para o período da Black Friday (de sexta até segunda – Cyber monday), para entender o quanto esses dias irão se sobressair em comparação com o mês todo. E além disso, é preciso traçar um planejamento para atingir esse objetivo com o sortimento, profundidade de estoque e ticket médio dos produtos. 

Entender os produtos com maior potencial

Várias empresas, antes da Black Friday, lançam pesquisas com um panorama de qual serão os produtos com o maior potencial de venda durante a data. Sendo assim, é importante estar por dentro e entender em quais SKU’s vai focar, principalmente para conseguir condições ainda mais agressivas com os fornecedores nesse sortimento específico.

Definir os preços de venda

Oferecer descontos reais é a chave do negócio dentro da Black Friday. Então definir os preços de venda e negociar com os canais as campanhas conjuntas, rebates e ações promocionais é importante para vender mais do que os concorrentes.

Organizar o operacional

É fundamental ter o estoque separado e direcionado para cada canal de venda para não ter problemas no dia da Black Friday. Além disso, precisa-se checar se todos os pré-requisitos da operação estão em pleno funcionamento, como a integração com canais e plataformas, logística, faturamento, entre outros.

Caprichar no pós-venda

Encante e fidelize clientes com atendimento de qualidade e diferenciais, como embalagens perfumadas, entrega rápida, pacotes bem embalados e brindes. Estejam também bem preparados para que possíveis trocas e devoluções ocorram de forma rápida e assim não gerem qualquer frustração na experiência de compra. 

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