O atual diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Sérgio Sá Leitão, é o novo ministro da Cultura. Ele é jornalista, escritor e cineasta
O atual diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Sérgio Sá Leitão, é o novo ministro da Cultura. O convite para que ele ocupe o cargo foi feito nesta quinta-feira, 20, pelo presidente Michel Temer, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Conteúdo relacionado…
- Omelete & Jovem Nerd: jornalismo dedicado à cultura geek
- TIM lança app sobre cultura pop com curadoria do Omelete
- TV Cultura lança documentário sobre Lygia Fagundes Telles
Além da passagem pela direção da Ancine, para onde teve a indicação aprovada em abril pelo Senado, Leitão ocupou a chefia de gabinete do Ministério da Cultura durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil e foi secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Em nota, a presidência informa que Leitão tem reconhecida experiência na área cultural.
Sérgio Sá Leitão assume o comando da Cultura no lugar no ministro interino João Batista de Andrade. Então secretário executivo da Cultura, Andrade assumiu interinamente o cargo de ministro em maio, após o deputado Roberto Freire (PPS-PE) anunciar a saída do cargo.
Ministro da Cultura interino
Em junho, João Batista de Andrade enviou uma carta enviada ao presidente Michel Temer afirmando não ter interesse em ser efetivado no comando da pasta.
Sérgio Sá Leitão | jornalista, cineasta e escritor
O novo ministro da Cultura é jornalista, cineasta e escritor. É formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem pós-graduação políticas públicas (USP) e marketing (Ibmec). Antes de ocupar cargos em órgãos vinculados ao poder Executivo do governo federal, Sérgio Sá Leitão atuou nas redações do Jornal do Brasil e da Folha de S. Paulo, além de ter sido diretor do Jornal dos Sports. No mercado editorial, é responsável pelos livros Futebol-arte: a cultura e o jeito brasileiro de jogar e Marketing esportivo ao vivo. Como cineasta, foi presidente da RioFilmes, dirigiu o documentário “We Belong” e foi o responsável pelo curta ficcional “Mãos”.
***** ****** ***** ***** *****
Edição: Kleber Sampaio – com informações do Portal Comunique-se.