O Cittamobi, aplicativo nacional de mobilidade urbana, amplia sua atuação no Brasil pelo Estado de São Paulo. Em maio, começa a operar no município de São José dos Campos, localizado a 100 quilômetros da capital paulista, e a primeira Cidade Inteligente do Brasil certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Com 730 mil habitantes, São José dos Campos tem o deslocamento por ônibus como principal modal de transporte público para a população. Assim, o Cittamobi irá indicar, em tempo real,
Primeira cidade inteligente no Brasil
A chegada do Cittamobi a São José dos Campos fortalece ainda mais o perfil tecnológico dos serviços oferecidos pelo município, certificado em março de 2022 como a primeira Cidade Inteligente do Brasil.
A certificação valida as boas práticas de gestão executadas pelo município e que colaboram diretamente com a qualidade de vida da população. Além, é claro, de destacar a aplicação de soluções tecnológicas.
A certificação foi concedida pela ABNT com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).
Apenas 79 cidades no mundo possuem a certificação de Cidade Inteligente. E, segundo a Prefeitura de São José dos Campos, o processo foi rigoroso e levou em consideração 276 indicadores contidos nas três normas em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.
Como destaque, alguns projetos inovadores desenvolvidos na cidade. Os principais foram a Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos, novo sistema de estacionamento rotativo; semáforos inteligentes; Centro de Segurança e Inteligência (CSI) – considerado o melhor projeto de segurança do país -; além do sistema de coleta de resíduos e de tratamento de esgoto; e a cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED.
Como funciona o Cittamobi
O aplicativo Cittamobi informa dois tipos de previsão do transporte público: a chegada dos veículos em tempo real e estimado.
A previsão é repassada em tempo real através das informações do GPS (Sistema de Posicionamento Global) instalado nos coletivos. Identificando sua localização exata, o Cittamobi calcula precisamente em quanto tempo o ônibus chegará até o ponto de embarque onde está o usuário.
É claro que algumas situações externas podem influenciar a previsão em tempo real. Por isso, quando o dado da operação não chega em tempo real, o Cittamobi indica o problema por símbolos e cores da conexão com o GPS instalado no veículo.
Sabendo a localização exata do ônibus, o tempo de chegada até o ponto de parada é calculado. Caso o coletivo não tenha GPS, o app dá uma estimativa do horário de chegada, que é calculada pelas próprias empresas de ônibus com base no percurso.
Como consultar a previsão de chegada dos ônibus
Outros serviços e opções de uso do Cittamobi neste link.
Cittamobi: acessibilidade também em operação
A entrada do aplicativo Cittamobi nas cidades de Palmas e São José dos Campos também levará facilidades de mobilidade urbana para pessoas com deficiência visual. É o Cittamobi Acessibilidade.
Autonomia na palma da mão
Com o Cittamobi Acessibilidade, os desafios de mobilidade das pessoas cegas diminuem. Pelo app é possível usar o transporte público com facilidade, recebendo informações em tempo real que ajudam na autonomia do deslocamento.
Saber o horário de chegada do ônibus, o melhor percurso a fazer e o ponto correto para embarque e desembarque são dificuldades que fazem parte da rotina das pessoas com deficiência visual. Desafios que podem ser vencidos pelo Cittamobi Acessibilidade.
Modernização e novos recursos no Cittamobi Acessibilidade
O Cittamobi Acessibilidade existe desde 2014, mas recebeu uma modernização e ampliação de serviços disponíveis para potencializar ainda mais a autonomia dos deficientes visuais.
Atualmente, o aplicativo conta com previsão em tempo real, aviso de chegada ao ponto destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criação de pontos de referências personalizados. Todas essas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual.
A nova versão é mais avançada e aperfeiçoada, tendo as seguintes funções:
→ Nome para a assistente de voz;
→ Pontos de referência para facilitar auto localização;
→ Rotas pré-determinadas: ir ao trabalho, ir ao médico;
→ Seus locais (casa, trabalho) definido por voz.
Voiceover é destaque
O principal diferencial da versão acessível para o Cittamobi tradicional é o VoiceOver, comando de voz que informa, em tempo real, as linhas de ônibus que estão se aproximando do ponto de parada escolhido pelo usuário.
O mesmo recurso também permite que o ambiente ao longo do percurso do ônibus seja descrito, o que ajuda o deficiente visual a perceber melhor a cidade. Essa descrição, entretanto, precisa ser adicionada pelo usuário, que poderá indicar pontos turísticos, igrejas, além estabelecimentos que o ajudem a se localizar na rota.
A GlobalLogic Inc., uma empresa do Grupo Hitachi e líder em Engenharia Digital, anunciou hoje…
Eric Zinterhofer junta-se ao Conselho de Administração da Empresa
A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) anunciou hoje que recebeu uma carta formal de…
Estudo da Consultoria Staufen mostra que 81% das empresas entrevistadas acreditam que a IA e…
Lanches saudáveis e proteicos são opções práticas e nutritivas para momentos fora da rotina
Membro do conselho da Perma-Pipe, Cynthia Boiter, apresenta sua renúncia e o presidente Jerome T.…