O jornalista Claudio Tognolli está internado desde a última quarta-feira, 9, em decorrência de um mal súbito. Ele passou mal em uma agência bancária e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sancta Maggiore, no bairro paulistano do Itaim Bibi. Pelo Twitter, a equipe que cuida das redes sociais dele avisou que o estado de saúde “ainda é gravíssimo”.
Leia mais:
- Desertos de notícias são reduzidos no Brasil
- Um “guia de sobrevivência” sobre inovação em notícias locais
- Mapa da comunicação: que tal ter a visão do todo?
De acordo com postagens feitas diretamente pelo perfil dele na rede mundial de microblogs, Tognolli sofreu um infarto e teve de passar por intervenção cirúrgica para colocação de stent (aparelho para desobstruir artérias). Ele teria sofrido “duas arritmias significativas”. O “coração está fraco”, avisou a equipe do jornalista no Twitter, em postagem divulgada na quinta-feira, 10.
Ontem o Claudio Togmolli teve um mal súbito enquanto estava no Banco e infartou. Ele está internado na UTI do Hospital Sancta Marggiori do Itaim na UTI. Foi feito procedimento de stent e ele teve duas arritmias significativas. Os médicos estão tentando estabilizar os batimentos.
— Claudio Tognolli (@claudiotognolli) March 10, 2022
Seu estado de saúde e grave devido ao coração estar fraco. Os médicos estão tentando com medicações estabilizar os batimentos cardíacos dele.
Pedimos a todos que torçam por ele.
— Claudio Tognolli (@claudiotognolli) March 10, 2022
O quadro do Cláudio ainda é gravíssimo, felizmente não houve a necessidade de intuba-lo.
Continuemos orando e torcendo por ele.
— Claudio Tognolli (@claudiotognolli) March 11, 2022
Neste sábado, 12, o jornalista, diretamente do leito hospitalar, gravou dois vídeos. Em um, brinca com a situação. Ligado ao cenário musical, sendo responsável pela biografia do roqueiro Lobão (entre outras obras no mercado editorial), ele citou os versos que dão título a uma música da banda Simples Minds. “Alive and kicking”, declarou o comunicador, fazendo sinal de vitória para o público. “E descobri que não sou igual ao Keith Richards”, disse, ao citar o guitarrista de 78 anos dos Rolling Stones.
Esse aqui é sensacional!! @claudiotognolli para vocês!! pic.twitter.com/FoFVVtGsQG
— 𝕮𝖍𝖗𝖎𝖘 𝕭𝖗𝖆𝖓𝖈𝖔 (@Chris_Branco) March 12, 2022
Atenção vídeo do @claudiotognolli pic.twitter.com/CR6tKRhOb7
— 𝕮𝖍𝖗𝖎𝖘 𝕭𝖗𝖆𝖓𝖈𝖔 (@Chris_Branco) March 12, 2022
Torcida pela recuperação de Claudio Tognolli
Professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e com passagens por veículos como Jovem Pan, Jornal da Tarde, Veja e Folha de S. Paulo, Claudio Tognolli tem recebido apoio de outros jornalistas. Marcelo Rubens Paiva, Guto Abranches, Carla Vilhena, Leonardo Attuch e Rosental Calmon Alves foram alguns dos profissionais da comunicação a registrarem torcida pela recuperação de Tognolli.
Estamos repassando todas as mensagens que vocês estão enviando ao Claudio!
Agradecemos todo esse apoio!
Continuaremos atualizando todos vocês!
— Claudio Tognolli (@claudiotognolli) March 12, 2022
Leia também: Dia triste para o fotojornalismo. Brasil perde Orlando Brito
E mais: Mais jornalistas se tornam alvo da violência
E ainda: Repórteres no front. Respeite — por Marli Gonçalves