Categories: Comunicação

CNI aponta cinco elementos estratégicos para a indústria brasileira

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), há cinco áreas de destaque no Brasil que precisam ser trabalhadas visando à reindustrialização, no enfrentamento da crise financeira. A primeira diz respeito à Indústria da Transformação Digital, que, segundo a CNI, em entrevista veiculada pelo portal Época Negócios, “é uma área na qual devemos investir muito em 2023 para nos tornarmos mais competitivos no mercado global.”

A segunda área se refere às energias renováveis. Conforme a diretoria de tecnologia e inovação da CNI, “todos os estudos das grandes consultorias dizem que o Brasil é o país mais bem colocado para a produção de energias renováveis.” A terceira, e mais promissora, é a de biotecnologia. Afinal, em um país de dimensões continentais, seis biomas e um oceano com múltiplas possibilidades, as chances de liderança para a indústria de biotecnologia são reais.

As últimas duas compreendem a saúde e a economia circular. Sobre a primeira, a diretoria considera que “são poucos os países que conseguem ter um sistema unificado de saúde, o Brasil está numa posição privilegiada para avançar no setor.” Em relação à segunda, é notável o quanto as pessoas têm cogitado criar um mundo para si mesmas daqui a 100 anos. Nesse sentido, a economia circular avalia formas de produzir recursos sem esgotar as reservas naturais, o que é uma estratégia muito benéfica para o Brasil (e para o mundo).

Esforço de reindustrialização visa retomada do setor

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, assumiu o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, defendendo a reindustrialização do país, voltando a ser uma potência no setor. Para auxiliar, a CNI elaborou um plano de retomado para os primeiros 100 dias de governo.

No plano de retomada, constam propostas como: dar continuidade ao processo de acesso do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); implementar uma política industrial para o país; acelerar a integração internacional do país; estimular a inovação; recriar o sistema de financiamento e garantia às exportações e reduzir o custo Brasil.

É fundamental investir em infraestrutura

Para que tudo isso seja colocado em prática, é preciso investir em infraestrutura para a indústria, passando por aspectos básicos ao pleno funcionamento dos mais diversos segmentos, desde pintura industrial até incorporação de tecnologias associadas à Indústria 4.0 e automação. Ainda segundo a CNI, “é preciso entender que, para qualquer uma dessas áreas, é fundamental contar com uma infraestrutura fornecida pelo Estado. […] Não adianta investir em energias renováveis se não houver locais para armazenamento de hidrogênio, ou barcos que transportem essa energia, por exemplo. Então, a infraestrutura faz parte de qualquer meta de desenvolvimento da indústria no país”.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

WFM Bootcamp da SISQUAL® ocorre no Brasil e em Portugal

Evento ocorre entre outubro e novembro e tem como objetivo uma imersão para o uso…

12 horas ago

Publicações informam detalhes sobre uso de PMMA

Publicação feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) informa sobre uso do PMMA em…

12 horas ago

Wearables impulsionam avanços no monitoramento da saúde

Tecnologias vestíveis (wearables) como smart rings e smartwatches, estão revolucionando o cuidado com a saúde.…

12 horas ago

Tecnologias buscam oferecer eficiência aos planos de saúde

O mercado de planos de saúde empresariais no Brasil enfrenta desafios como transparência, reajustes e…

12 horas ago

Transações tributárias se consolidam com novos editais

Elas oferecem vantagens e possibilidades para empresas que desejam regularizar suas dívidas

12 horas ago

SMS Barato anuncia uso de IA no combate às fraudes

Empresa adota inteligência artificial para combater fraudes, buscando reduzir o tempo de aprovação e automatizando…

12 horas ago