Portal Comunique-se

Co-fundador do Museu da TV Brasileira, Luiz Guimarães morre aos 93 anos

Co-fundador do Museu da TV Brasileira, Luiz Guimarães morre aos 93 anos
(Imagem: reprodução/ Memorial Globo).

Conhecido como “Guima”, ele fez parte da equipe que inaugurou a televisão no Brasil

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Aos 93 anos, Luiz Guimarães morreu no último sábado, 19. Co-fundador do Museu da TV Brasileira e ex-diretor de veículos como TV Gazeta e TV Globo, “Guima”, como era conhecido, contava com extensa carreira na imprensa brasileira. A notícia sobre o falecimento foi publicada pelo G1.

Leia mais:

Nascido na Polônia, foi no Brasil que Guimarães tornou-se comunicador. Chegou aos seis meses de idade e aos 18 naturalizou-se brasileiro, processo que veio junto à troca de seu nome, que à época era Leib Schefler. Aos 20, iniciou sua carreira na comunicação, assumindo a função de locutor, ator e narrador de rádio, segundo o Memorial da Globo.

Em 1950, passou à televisão, fazendo parte da primeira equipe da TV Tupi. Ainda segundo o G1, três anos depois, entrou para a antiga TV Paulista, adquirida pela TV Globo em 1960. Na emissora fundada por Roberto Marinho, Luiz Guimarães foi chefe da divisão da programação, diretor-geral de programação, superintendente de programação e diretor adjunto da vice-presidência de operações. Em 1988 deixou o canal e assumiu a direção geral da TV Gazeta.

“Guima” foi um dos fundadores do Museu da Televisão Brasileira, em 1995, e foi membro de sua diretoria por anos, de acordo com biografia disponível no site do museu.

Compartilhe

Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner
WhatsApp
Fale com um especialista