Portal Comunique-se

Columbia cria curso online gratuito sobre jornalismo investigativo

nutra brasil - topo mega banner

A Columbia University abre inscrições para um MOOC sobre “Global Muckraking: Investigative Journalism and Global Media”. O curso é online, gratuito e em inglês. As aulas começam em 8.fev.2017 e são ministradas por Anya Schiffrin, diretora da especialização em Tecnologia, Mídia e Comunicações da Columbia.

“Muckraking” é um termo em inglês sem tradução direta para o português que define a investigação e a exposição de escândalos, desvios de conduta e corrupção, especialmente na política, feita por jornalistas.

Usando exemplos de jornalismo investigativo da Ásia, África, América Latina e Europa, o curso de “Global Muckraking” da Columbia busca auxiliar no entendimento de como a conscientização pública pode criar mudanças sociais e políticas.

O curso tem duração de 5 semanas e requer um esforço semanal de 3 a 5 horas.

O conteúdo inclui entrevistas com historiadores e jornalistas investigativos como Steve Coll, Adam Hochschild, Mike Hudson, David Kaplan, Jason Ng, Maria Teresa Ronderos, Joel Simon, Laura Schneider, Omoyoele Sowore e outros. As aulas vão abordar como jornalistas podem vigiar o governo e as corporações, as pressões do jornalismo investigativo e tendências de inovações jornalísticas, além de traçar um panorama histórico de reportagens que descobriram injustiças desde o século XVI até os dias atuais.

Em 2014, Anya Schiffrin, instrutora do curso, é a organizadora  do livro “Global Muckraking: 100 Years of Investigative Journalism from around the World”.

O material aborda reportagens de jornalismo investigativo e inclui o Brasil em dois capítulos. Um deles contextualiza “Os Sertões”, de Euclides da Cunha e tem introdução escrita por Leopoldo Bernucci e o outro é dedicado a coluna de Jânio de Freitas, da Folha de S.Paulo, “Concorrência da Ferrovia Norte-Sul foi uma farsa”. A introdução deste capítulo foi escrita pelo secretário-excutivo da Abraji Guilherme Alpendre e da jornalista Angela Pimenta.

Para realizar inscrição no curso de “Global Muckraking” da Columbia, clique aqui.

 

Compartilhe

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

nutra brasil - topo mega banner