Categories: Sem categoria

Colunista da Folha e líder do MTST, Guilherme Boulos é preso em São Paulo

Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e colunista da Folha de S. Paulo, jornal para o qual escreve artigos semanais, Guilherme Boulos foi preso pela Polícia Militar de São Paulo na manhã desta terça-feira, 17, enquanto acompanhava ação de reintegração de posse de terreno em São Mateus, distrito da zona leste da capital paulista.

Boulos foi detido sob a alegação de descumprimento de ordem judicial e incitação ao crime. O militante e colunista da Folha foi levado para o 49º Distrito Policial de São Paulo, também em São Mateus. Com a prisão de seu líder, a equipe do MTST usou as redes sociais para criticar a decisão de policiais. O caso tem sido definido pelo grupo como “injusta prisão”.

Em nota oficial, o movimento analisa que a prisão de Boulos representa “um verdadeiro absurdo, uma vez que Guilherme Boulos esteve o tempo todo procurando uma mediação para o conflito”. “Não aceitaremos calados que, além do massacre ao povo da ocupação Colonial [nome da comunidade desocupada nesta manhã], jogando-o nas ruas, queiram prender quem tentou o tempo todo e de forma pacífica ajudá-lo”, reclama o MTST.

A desocupação
De acordo com reportagem da Agência Brasil, a atividade de desocupação teve conflito entre moradores da região e a Tropa de Choque da Polícia Militar, que chegou a fazer uso de gás de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. Ainda de acordo com a agência pública de notícias, o terreno alvo da ação é de propriedade particular e teve centenas de casas de alvenaria e madeira construídas há mais de um ano, sendo o lar atual para cerca de 700 famílias.

Libertado
Guilherme Boulos só foi liberado pela polícia no início da noite. Durante as 10 horas em que ficou detido, o militante recebeu mensagens de apoios de artistas, como o rapper Emicida, de personalidades da polícia, casos do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e da ex-presidente Dilma Rousseff. “Prender Guilherme Boulos, quando defendia um desfecho favorável às famílias da Vila Colonial em São Paulo, evidencia um forte retrocesso”, escreveu a petista em sua fan page. Também pelo Facebook, o MTST agradeceu pelas mensagens de apoio recebidas ao longo do dia. Ao deixar a delegacia, o colunista da Folha criticou a ação policial.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

16 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

16 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

16 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

16 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

16 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

16 horas ago