Categories: Sem categoria

Colunista da Folha e líder do MTST, Guilherme Boulos é preso em São Paulo

Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e colunista da Folha de S. Paulo, jornal para o qual escreve artigos semanais, Guilherme Boulos foi preso pela Polícia Militar de São Paulo na manhã desta terça-feira, 17, enquanto acompanhava ação de reintegração de posse de terreno em São Mateus, distrito da zona leste da capital paulista.

Boulos foi detido sob a alegação de descumprimento de ordem judicial e incitação ao crime. O militante e colunista da Folha foi levado para o 49º Distrito Policial de São Paulo, também em São Mateus. Com a prisão de seu líder, a equipe do MTST usou as redes sociais para criticar a decisão de policiais. O caso tem sido definido pelo grupo como “injusta prisão”.

Em nota oficial, o movimento analisa que a prisão de Boulos representa “um verdadeiro absurdo, uma vez que Guilherme Boulos esteve o tempo todo procurando uma mediação para o conflito”. “Não aceitaremos calados que, além do massacre ao povo da ocupação Colonial [nome da comunidade desocupada nesta manhã], jogando-o nas ruas, queiram prender quem tentou o tempo todo e de forma pacífica ajudá-lo”, reclama o MTST.

A desocupação
De acordo com reportagem da Agência Brasil, a atividade de desocupação teve conflito entre moradores da região e a Tropa de Choque da Polícia Militar, que chegou a fazer uso de gás de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. Ainda de acordo com a agência pública de notícias, o terreno alvo da ação é de propriedade particular e teve centenas de casas de alvenaria e madeira construídas há mais de um ano, sendo o lar atual para cerca de 700 famílias.

Libertado
Guilherme Boulos só foi liberado pela polícia no início da noite. Durante as 10 horas em que ficou detido, o militante recebeu mensagens de apoios de artistas, como o rapper Emicida, de personalidades da polícia, casos do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e da ex-presidente Dilma Rousseff. “Prender Guilherme Boulos, quando defendia um desfecho favorável às famílias da Vila Colonial em São Paulo, evidencia um forte retrocesso”, escreveu a petista em sua fan page. Também pelo Facebook, o MTST agradeceu pelas mensagens de apoio recebidas ao longo do dia. Ao deixar a delegacia, o colunista da Folha criticou a ação policial.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Sistema automatizado de armazenamento e recuperação Infinity® da OPEX® ganha o prestigiado prêmio internacional Red Dot Award em design de produto

OPEX® Corporation, líder mundial em automação de próxima geração há quase 50 anos, tem o…

20 minutos ago

Sistema automatizado de armazenamento e recuperação Infinity® da OPEX® ganha o prestigiado prêmio internacional Red Dot Award em design de produto

MOORESTOWN (EUA) 30/4/2024 - OPEX® Corporation, líder mundial em automação de próxima geração há quase…

20 minutos ago

Spatial anuncia versão 2024 1.0.1

Spatial Corp, fornecedora líder de kits de ferramentas de desenvolvimento de software para soluções de…

45 minutos ago

Spatial anuncia versão 2024 1.0.1

A versão 2024 1.0.1 oferece funcionalidade avançada para otimizar e simplificar dados complexos durante a…

50 minutos ago

Help Desk pode ser opção para fidelizar clientes

No mundo empresarial cada vez mais digitalizado e interconectado, a implementação de um serviço de…

55 minutos ago

Help Desk pode ser opção para fidelizar clientes

Serviço também conhecido como central de ajuda e suporte técnico pode ajudar as empresas a…

60 minutos ago