Com a proximidade das férias, especialista fala sobre o uso do câmbio em viagens

Com a proximidade das férias de julho, muitas pessoas planejam viajar para outros países. Em um recente levantamento feito pela agência virtual de turismo, ViajaNet, 60% dos destinos adquiridos pelos brasileiros são internacionais, entre eles Chile, Lisboa, Paris e Nova Iorque. Mas um ponto importante nesse cenário é a utilização do câmbio com a estratégia mais aderente no momento da viagem.

Segundo a diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, o primeiro passo é definir o quanto o viajante está disposto a gastar, para não ter surpresas, e acompanhar o câmbio seguindo alguns critérios. “Realizar a transação cambial somente quando o valor da moeda estiver o mais baixo possível parece uma boa estratégia, mas nem sempre será vantajoso. Caso tenha uma data determinada para executar o câmbio, existe a probabilidade de ter que fazer um investimento único com a cotação do dia e ficar descapitalizado. Nesse caso, o ideal é comprar a moeda aos poucos, desde o momento em que a viagem for definida”, assegura.

Outro ponto é conhecer as moedas fortes e fracas. “Ao decidir o destino é fundamental pesquisar sobre a situação da economia local, pois alguns países têm moedas não estáveis, o que requer atenção na hora de planejar o quanto levar em espécie”, elucida. Para controlar melhor os gastos, o viajante pode recorrer, também, ao cartão pré-pago, onde escolhe a moeda e coloca um determinado valor no cartão. “Nesse caso, o carregamento é feito com a cotação do dia e com proteção contra a variação de câmbio”, registra.

Outra possibilidade é a utilização do cartão de crédito no exterior. O uso consciente desta opção pode trazer várias vantagens e benefícios, como por exemplo, conseguir uma tarifa mais atraente do dólar do que a aplicada na compra em espécie. Como o Banco Central do Brasil estabelece regras para a compra e venda de moedas, é importante recorrer a uma instituição especializada. 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

21 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

22 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

22 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

22 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

22 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

22 horas ago