Categories: noticias-corporativas

Com conceitos e filosofia, japoneses ensinam valores como o ressignificar

São Paulo 26/4/2021 – Está sendo um momento de corrigir, consertar, aceitar, rememorar momentos e histórias, lembranças, fatos importantes e relevantes da vida de cada um

Com tradições milenares, a cultura japonesa evoluiu com o tempo e, mesmo com toda influência cultural adquirida a partir do contato e troca com outros povos, apresenta até hoje estilo singular nas artes, técnicas artesanais, música, gastronomia e tradições, sendo atualmente um dos maiores exportadores de cultura do mundo por meio, por exemplo, de animes, filmes e literatura que se tornaram populares em diversos países. Além deles, conceitos e filosofias regem a sociedade nipônica e se destacam num âmbito global por trazer de maneira inspiradora, temas em torno da felicidade, relação com a natureza e questões sociais relevantes tão atuais.

Entre esses conceitos estão o MA (間), um termo não apenas estético, mas que permeia todos os aspectos da cultura e da vida japonesa, e pode ser aplicado tanto para a produção cultural e artística, quanto para a vida e as relações entre pessoas. Seu significado pode representar o intervalo entre as coisas – o espaço entre objetos, o silêncio entre sons ou a quietude entre as ações – e também a sobreposição do espaço e tempo. Já o Wabi-Sabi, é uma filosofia que visa à aceitação das imperfeições, à assimetria, à irregularidade e à modéstia como atributos de beleza que pode ser encontrada em tudo, até nas coisas mais insignificantes da vida, mesmo que estejam repletas de falhas e rachaduras. Em uma tradução livre, se pode dizer que “wabi” é a simplicidade, a elegância e o rústico e o “sabi” a beleza da idade, do desgaste e das rugas do tempo.

Em complemento a isto, está o Kintsugi (金 kin = ouro | 継ぎ tsugi = emenda), técnica de restauração de cerâmicas e porcelanas que utiliza laca ou cola misturadas com pó de ouro, prata ou platina e, de forma conceitual, valoriza as imperfeições e aceita o desgaste das coisas com o passar do tempo. Ao invés de esconder as cicatrizes da peça, elas são expostas, revelando uma nova beleza e tornando a peça única. “No Japão o desperdício é muito repudiado. Nada se joga fora se ainda tiver uso ou conserto. Com esta filosofia, a técnica tem como princípio que uma peça restaurada adquira 3 valores: o valor original da peça, acrescido do valor do trabalho do restaurador, mais simbolicamente o valor do ouro”, explica Paulo Hatanaka, restaurador e especialista na técnica.

A filosofia japonesa traz consigo vários elementos de seus ancestrais, e pode ser aplicada na vida pessoal e profissional, sendo atualizada. Alguns de seus significados trazem reflexões para encarar os acontecimentos cotidianos de forma mais positiva e ajudam a lidar com os problemas, preocupações e desafios de uma maneira mais leve e gentil. Em conexão com os dias atuais, Paulo avalia que a pandemia trouxe à sociedade uma grande reflexão sobre sua própria história. “Objetos, fotos, cartas e experiências voltaram à tona e essa reflexão foi e está sendo um momento de corrigir, consertar, aceitar, rememorar momentos e histórias, lembranças, fatos importantes e relevantes da vida de cada um. E, no caso da restauração kintsugi muitas peças serviram para restaurar a própria história e recomeçar inteiros, com outros valores, e melhores”, explica.

Com foco em comunicar ao público diferentes vertentes do Japão de hoje, a Japan House São Paulo, instituição com sede na Avenida Paulista, em São Paulo, apresenta por meio do projeto #JHSPONLINE conteúdos nas redes sociais da instituição (site, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) que destacam a importância dessas tradições orientais e sua expressiva filosofia de vida. Neles, esses e outros conceitos japoneses são elucidados com a participação de especialistas como Paulo e a professora Michiko Okano, que falou sobre o MA (間), em um vídeo disponível no YouTube da instituição.

O próximo evento em torno do tema será realizado no dia 27 de abril, às 16h, pelo Zoom. No “Conversas com o Educativo – Ma no Cinema: Pausas e Intervalos”, que abordará o conceito por meio de trechos de obras do cinema japonês, observando como esse elemento está presente na criação artística, revelando outras maneiras de pensar relacionando o tempo e o espaço no cinema.

Link: KINTSUGI – https://www.youtube.com/watch?v=AFir6N6g6cg
Link: WABI-SABI – https://www.youtube.com/watch?v=edUudA2BcDw
Link: MA – https://youtu.be/PIP3BSsknD4

Evento online:
Conversas com o Educativo – Ma no Cinema: Pausas e Intervalos
Data: 27 de abril – Terça-feira, às 16h.
Link de acesso: http://bit.ly/MaNoCinema

A JAPAN HOUSE São Paulo está nas redes sociais: 
Site: https://www.japanhousesp.com.br/
Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/
Instagram: @japanhousesp 
Twitter: //twitter.com/japanhousesp 
YouTube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo

Website: https://www.japanhousesp.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Technology Holdings expande operações ao Brasil, impulsionando crescimento na América Latina

Technology Holdings (TH), um premiado banco de investimento de destaque mundial com histórico de fechamento…

14 horas ago

PodBrilhar estreia nova temporada em plataformas de áudio

Conduzido por Laura Vicente, podcast de BIC Soleil chega em sua terceira temporada e apresenta…

14 horas ago

Nexxera chega ao Equador em parceria com a Natura

Buscando aumentar a sustentabilidade da cadeia de fornecedores da Natura & Co., a Nexxera está…

14 horas ago

Venda de consórcio vira opção na busca por liquidez imediata

Especialista explica como o mercado secundário tem contribuído para que consorciados consigam reinvestir dinheiro aplicado…

14 horas ago

Tricologia e terapia capilar são opções de tratamentos

Em média, 35% das brasileiras gostam de comprar novidades para os cabelos o quanto antes;…

14 horas ago

Advogado explica quem tem direito à aposentadoria especial

O benefício, concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde, pode ser…

14 horas ago