Opinião

Com foco em educação no trânsito, Instituto Renault lança jogo de realidade virtual

O Instituto Renault, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), lançou game de realidade virtual com foco em educação no trânsito, nesta segunda-feira, 29. O Jogo da Mobilidade Segura, criado pela Loox Studios, será utilizado no programa O Trânsito e Eu, lançado na capital paulista pelo Grupo Renault e que, em 15 anos, beneficiou 15 milhões de crianças e jovens em 35 países.

Desenvolvido para crianças de 7 a 11 anos, o jogo traz personagens animados em 12 situações de trânsito do cotidiano que devem ser avaliadas como corretas ou não pelo jogador. Por meio dos óculos Loox VR Alpha ou do Gear VR, o participante é inserido em ambiente imersivo em 360 graus. A iniciativa integra as ações da campanha Maio Amarelo, movimento internacional de mobilização e conscientização para redução de acidentes e promoção de trânsito mais seguro.

São dois níveis de jogo, um para crianças e um para adolescentes. “Todos os pontos abordados na experiência são situações identificadas pelo setor de estatística do CET, como sendo algumas das mais críticas no dia a dia do trânsito urbano”, afirma a educadora do CET, Deyse Paula. Segundo a Loox Studios, está em desenvolvimento também a continuação do jogo abordando questões relacionadas a mobilidade sustentável e meio ambiente.

“A organização ‘O Transito e Eu’ tem como objetivo educar crianças por um trânsito mais humano e seguro, onde a convivência seja harmônica. Acreditamos que o caminho para melhorar o país é a educação. Infelizmente, sabemos que no Brasil o trânsito é um problema. Por isso parcerias como estas são importantes para que a gente consiga mudar este cenário para o futuro”, avaliou o diretor de comunicação da Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira.

De acordo com o executivo, todas as crianças que utilizarem o game de realidade virtual ajudarão na criação de banco de dados, que mostrará o número de erros e acertos dentro das situações de risco apresentadas no jogo. As informações coletadas serão utilizadas na proposição de campanhas direcionadas aos pontos que apresentarem baixa atenção dos alunos.

“A realidade virtual é tecnologia de ponta, que tem forte alcance e efetividade entre crianças e adolescentes, que são naturalmente instigados pelas tecnologias digitais disponíveis na atualidade”, afirma Ferreira.

O Jogo da Mobilidade Segura será disponibilizado na sede de educação do trânsito da CET, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Os responsáveis pela iniciativa pretendem que cerca de 200 crianças da rede municipal de ensino possam utilizar a ferramenta todos os dias, por meio da Sala Digital – também inaugurada pela Renault – que possui tablets e óculos de realidade virtual para estimular o aprendizado e complementar a formação dos alunos de forma mais eficiente. Em algumas semanas, o aplicativo também estará disponível na Google Play e na Apple Store.

(Imagem: Divulgação)

Educação e cidadania

Para o lançamento do “O Trânsito e Eu” em São Paulo, foi realizada a revitalização completa do Espaço Vivencial de Trânsito da CET, que passou a abrigar a minicidade projetada pelo Instituto Renault, que simula as condições encontradas nas ruas das cidades brasileiras, onde as crianças realizam as atividades práticas do projeto.

Na minicidade, supervisionadas por profissionais da CET, as crianças têm acessos à direção de minicarros elétricos e fazem percurso onde são encontrados 21 tipos de placas de sinalização atualizadas, semáforos de LED e faixas de pedestre, além de vias compartilhadas com todos os integrantes que fazem parte da mobilidade, como bicicletas e ônibus. Segundo a companhia, cerca de 14 mil crianças utilizarão o local anualmente.

“A minicidade reflete soluções reais para a cidade de São Paulo. Temos todas as sinalizações verticais e horizontais, todas as vias compartilhadas com bicicletas, além de vários outros testes. Este convívio saudável que a gente espera que realmente aconteça na prática”, disse Ferreira ao apresentar o espaço.

 

 

Compartilhe
0
0
Tácila Rubbo

Formada em jornalismo pela Fiam-Faam. Foi trainee de redação do Portal Comunique-se de setembro de 2016 a abril de 2018. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Depois, foi a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Cuidou de produções externas e, claro, produziu notas e reportagens especiais. Desde maio a agosto de 2018, foi analista de social media do Grupo Comunique-se.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

7 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

7 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

7 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

7 horas ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

7 horas ago