Opinião

Com foco em redes sociais, BuzzFeed se consolida no Brasil com investimento em notícia e novo escritório

Desde 2014, os leitores brasileiros foram impactados pelas listas. O conteúdo neste formato é tão familiar que parece que tem até mais tempo, não? Fato é que o BuzzFeed chegou às terras tupiniquins, conquistou a audiência e impulsionou, inclusive, certa mudança no modo como as redações tratam seus conteúdos nas redes sociais. O rápido crescimento permitiu que o site de entretenimento investisse em escritório, localizado no bairro paulistano de Pinheiros, e na área de notícias. A reportagem do Portal Comunique-se conheceu o espaço em primeira mão e conversou com a editora fundadora do BuzzFeed Brasil, Manuela Barem, sobre os novos projetos.
Antes de chegar ao BuzzFeed, Manuela trabalhava para o YouPix e já tinha passado por outros veículos, onde, inclusive, aproveitou a oportunidade para testar o modelo de lista em seus conteúdos. Foi assim que ela chamou a atenção dos executivos e diretores do BuzzFeed USA. Funcionária número um do site no Brasil, a jornalista logo ganhou a companhia de Rafael Capanema e Clarissa Passos, equipe que continua unida. Logo nos primeiros seis meses, o time foi ampliado até chegar à formação atual com 19 pessoas – 15 em entretenimento e quatro na nova divisão, chamada de News, além de outros dois profissionais exclusivos para o Tasty Demais.

Editora fundadora do BuzzFeed Brasil, Manuela Barem (Imagem: Nathália Carvalho)
Manuela conta à reportagem do Portal Comunique-se que o BuzzFeed foi criado para as redes sociais e adaptado para a realidade brasileira, mesmo com suas limitações de dados móveis. “Queremos incentivar as conexões e o brasileiro é muito sociável”. A jornalista tem razão na afirmação. Em pouco tempo de trabalho, a versão em português do site já representa o terceiro maior mercado de audiência do BuzzFeed, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Reino Unido, ambos de língua inglesa. Manuela conta que os acessos por meio dos dispositivos móveis representam mais da metade da audiência do site. “O mobile é realidade. As pessoas consomem e compartilham muito conteúdo no celular”.
Quando questionada se o modelo de trabalho do site é o futuro da comunicação digital, a jornalista acredita que o BuzzFeed encontrou um caminho para conquistar os leitores, mas que muitos outros ainda serão descobertos. “Tenho certeza que não podemos deixar de revelar novos formatos. A internet chegou e é preciso ter modelos de negócio que atendam essa realidade. Não descobrimos um formato que salva o jornalismo. Descobrimos uma consciência de que o jogo não está ganho. Você precisa estudar e repensar a forma como você se comunica todos os dias”.
BuzzFeed News e novo escritório
Este ano foi de investimentos para o BuzzFeed Brasil. A divisão de News foi criada com nomes conhecidos da imprensa tradicional, como Graciliano Rocha (ex-Folha), Tatiana Farah (ex-O Globo), Alexandre Aragão (ex-Folha) e, mais recentemente, Severino Motta (ex-Veja), como foi noticiado em primeira mão pelo Portal Comunique-se. O escritório próprio localizado em Pinheiros também é resultado dos bons números alcançados pelo site no país.
Para a editora fundadora, o momento representa ganho de experiência. “Ter um espaço nosso no Brasil é muito importante, pois criamos raízes ainda mais fortes aqui. Neste ano, conseguimos criar a área de Business, para falar com as marcas, lançamos o Taty Demais e o News, que representa um momento de maturidade do projeto no Brasil. Temos muitas oportunidades de crescimento”.
Para o ano que vem, a expectativa é que as áreas ganhem ainda mais profissionais. As coberturas especializadas também terão reforço em temas como raças e LGBT. “Já temos o feminismo muito forte no Brasil. Assuntos de saúde mental também fazem parte do nosso editorial. Vamos criar outros canais distintos para tratar de pautas importantes como essas. Vamos seguir inovando e aprendendo com o passado. Trabalhar no BuzzFeed é ter cultura de laboratório sempre”.
(Imagem: Nathália Carvalho)
O novo escritório do BuzzFeed no Brasil (Imagem: Nathália Carvalho)
De onde vem o dinheiro?
Para falar sobre o modelo de negócios do site, a reportagem do Portal Comunique-se conversou com o diretor de estratégia de marca no BuzzFeed Brasil, Bruno Belardo. Ele explicou que a empresa se dedica a soluções de conteúdo nativo em diversos formatos, atendendo sempre às necessidades de cada cliente.
“Entendemos que as marcas devem se relacionar com as pessoas com um contexto humano, exercendo sempre a empatia, que é o elo mais forte nas relações humanas. Por essa razão, quando se vê algum conteúdo direcionado para públicos específicos como canhotos, paulistas ou pessoas em um relacionamento, a identificação que esse conteúdo causa em cada um desses grupos faz com que o compartilhamento seja sincero, tornando o conteúdo poderoso e de grande alcance”.
Por ora, a solução tem atendido as demandas de investimento do site. O modelo é responsável por conquistar mais de 1,5 milhão de seguidores na página do BuzzFeed Brasil no Facebook e outros 106 mil no Twitter, e mais de 12 milhões na fan page do Tasty Demais

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

12 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

12 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

12 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

12 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

12 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

12 horas ago