Categories: noticias-corporativas

Com foco em sustentabilidade, Secretaria do Paraná adota soluções green da Furukawa

São Paulo 10/12/2020 –

O prédio antigo, em Curitiba, que abriga a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) do Paraná ganhou recentemente uma nova – e moderna – infraestrutura de comunicações, preparada para atender às necessidades atuais e futuras dos seus usuários. Com esse objetivo, o projeto de modernização buscou as melhores soluções em conectividade disponíveis no mercado e, de quebra, apostou em sustentabilidade com a linha de produtos green da Furukawa.

“O foco da Secretaria é o desenvolvimento com sustentabilidade e esse conceito foi aplicado na substituição da antiga rede de comunicação por uma infraestrutura moderna, de qualidade, e preparada para durar um longo prazo”, afirma José Anisio Salazar, da Diretoria de Desenvolvimento e Inovação da Sedest. O projeto, executado em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), foi implantado pela Perfect Tecnologia, solution provider Furukawa, que propôs o cabeamento com a linha GigaLan Green – uma solução inovadora que possui revestimento em polietileno verde à base de etanol extraído da cana-de-açúcar, 100% reciclável.

“Trata-se de um produto de alta qualidade e que ainda atende a questões de sustentabilidade; portanto, perfeitamente alinhado ao foco da Sedest”, observa Simone Pegoretti, da Perfect. Para a implantação da nova infraestrutura de rede de comunicação dessa Secretaria do governo paranaense, foram utilizados 14,8 quilômetros de cabos GigaLan Green, além de conectores, patch cords e outros acessórios da linha green da Furukawa. Com isso, deixaram de ser consumidos 98 kg de composto derivado de petróleo – que foram substituídos por 51 kg de composto derivado da cana-de-açúcar – e a atmosfera teve 143 kg de CO2 capturados e fixados, o que contribuiu para a redução do efeito estufa e a sustentabilidade do meio ambiente.

Além de substituir a infraestrutura existente, o projeto incluiu a ampliação do número de pontos de rede no prédio da Sedest – que praticamente dobrou. “Hoje temos uma rede com 300 pontos para atender os usuários, além de dar suporte às soluções de telefonia IP e de rede Wi-Fi”, conta Salazar.

Segundo ele, a nova infraestrutura vem permitindo atender ao aumento da demanda por conectividade, decorrente do home office dos funcionários determinado pela pandemia de Covid-19. “O home office intensificou o uso de recursos de rede, seja para reuniões por videoconferência ou para a troca constante de informações com regionais e outros órgãos ligados à Secretaria”, afirma. “Com a nova rede de comunicação, estamos conseguindo dar conta da demanda e, ainda, temos uma conexão melhor com esses locais espalhados pelo estado”, conclui Salazar.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Evento reunirá nomes do marketing no agro nacional

Cerimônia marcará o lançamento de um anuário com cases de marketing no agro nacional e destacará as contribuições…

21 horas ago

Resistência antimicrobiana é pandemia global invisível

A resistência antimicrobiana (RAM) é um problema de saúde pública global, que ocorre quando microrganismos…

21 horas ago

Consultorias tradicionais perdem espaço para Sócio Alugado

O modelo de "Sócio de Aluguel" está ganhando espaço ao oferecer soluções personalizadas e práticas…

21 horas ago

Shoppings criam estratégias para a Black Friday

A Lumine, administradora de shopping centers em diferentes regiões do Brasil, revela expectativa de crescimento…

21 horas ago

UniFECAF EAD avança no cenário nacional com rede de polos

Marcel Gama visita Polos da UniFECAF e fala sobre o ensino a distância no Brasil

21 horas ago

FairFood lança plataforma on-line de consulta de lácteos A2

A FairFood anuncia o lançamento de uma plataforma que facilita o acesso a informações sobre…

21 horas ago