Categories: noticias-corporativas

Com o Enem 2020 mantido, simulados on-line são solução para escolas e estudantes durante a pandemia

São Paulo 14/5/2020 –

O Ministério da Educação anunciou que a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, não sofrerá alterações por conta da pandemia do novo coronavírus. Mundialmente, cerca de 20 países cancelaram provas semelhantes ao Enem. Neste cenário que exige aos estudantes brasileiros se prepararem para a prova em casa, de forma on-line, uma das principais preocupações de escolas e alunos do Ensino Médio e em fase pré-vestibular é que o ensino a distância seja qualificado.

Para auxiliar as instituições de ensino neste grande desafio, algumas empresas estão disponibilizando gratuitamente simulados do Enem, com questões semelhantes às aplicadas em anos anteriores. É o caso da Prova Fácil, principal plataforma de gestão de avaliações do País, que está fornecendo um simulado para escolas disponibilizarem essa ferramenta de estudos aos alunos.

“A realização de simulados sempre foi uma prática importante para o Enem para a prova do Enem. Neste momento em que é necessário estudar em casa, é ainda mais essencial praticar e testar o nível de conhecimento das matérias, por meio da realização de simulados e a Prova Fácil está dando sua contribuição a milhares de estudantes de todo o País liberando o acesso à plataforma a todas as escolas”, aponta Adriano Guimarães, CEO da Prova Fácil.

O Simulado Enem da Prova Fácil avalia o desempenho do candidato ao Enem da mesma forma que a prova tradicional, com o sistema de correção Teoria de Resposta ao Item (TRI). “Ao realizar um simulado, o estudante pode se familiarizar com o formato da prova e treinar a resolução das questões, o tempo de resposta e os conteúdos que devem ser cobrados”, indica Guimarães.

Neste ano, a aplicação do Enem ocorrerá de forma opcional. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação piloto digital ou pela tradicional prova em papel. O modelo digital será aplicado para 100 mil pessoas em todo o País, em 11 e 18 de outubro. Já o exame tradicional (impresso) será realizado nos dias 1º e 8 de novembro.

Escolas e cursinhos que querem preparar seus alunos para o Enem de forma qualificada, neste momento de pandemia, podem obter o Simulado Enem Prova Fácil, gratuitamente em https://materiais.provafacilnaweb.com.br/simulado-enem-gratuito.

Os três pontos positivos de realizar um simulado para o Enem

1 – Conhecer o modelo de prova: De acordo com o CEO da Prova Fácil, com a prática de simulados, o estudante tende a se familiarizar com o formato das questões e o conteúdo do Enem, o que o deixará mais seguro no momento realizar a prova.
2 – Praticar o tempo de resposta: Os estudantes com melhor desempenho no Enem, geralmente são aqueles que tiveram tempo de pensar e solucionar todas as questões. Para isso, é necessário traçar uma estratégia com justamente com a prática de simulados. Uma das recomendações neste sentido, é começar a prova respondendo as questões mais fáceis, deixando tempo hábil para responder as mais perguntas difíceis no final.
3 – Verificar o nível de aprendizado: Somente uma prova pode avaliar se, de fato, o conteúdo solicitado foi assimilado pelo estudante. Por isso, segundo Guimarães, testar o nível de conhecimento com um simulado é essencial para detectar quais conteúdos exigem mais estudo e foco do aluno ao longo do ano preparatório.

Sobre a Prova Fácil

A Prova Fácil é principal plataforma de gestão de avaliações do País. A empresa é responsável pela avaliação de mais 2 milhões de estudantes brasileiros. Somente nos últimos cinco anos, foram mais de 100 milhões de avaliações realizadas por meio plataforma, com a finalidade de tornar os processos mais transparentes, eficientes e com indicadores claros de aprendizado. Mais informações em: https://www.provafacilnaweb.com.br/

Website: https://www.provafacilnaweb.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Chef Guto Medeiros apresenta a “Mandioca de Rolo” no Mesa São Paulo 2024

Durante o Mesa São Paulo 2024, serão apresentados diversos pratos focados na sustentabilidade. O chef…

10 horas ago

A Uniphore foi reconhecida no Deloitte Technology Fast 500™ de 2024 como uma das empresas de crescimento mais rápido da América do Norte

Crescimento de 460% impulsionado pela demanda dos clientes por soluções completas de IA empresarial que…

10 horas ago

Estados Unidos, China e Reino Unido lideram o ranking mundial de adoção de IA segundo a Global AI Vibrancy Tool do HAI

A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…

10 horas ago

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

10 horas ago