A demanda por profissionais capazes de se destacarem nos meios digitais – e, por consequência, destacarem também as marcas para as quais trabalham – continua em crescimento. E segundo as previsões, continuarão sendo fundamentais para as equipes do futuro, sejam elas pequenas ou tão grandes quanto um andar inteiro do prédio da empresa.
Entre os diversos profissionais que atuam na área digital hoje estão os responsáveis pelo marketing. De gerenciamento de redes sociais a criação de conteúdo, sua atuação se estende para inúmeras mídias e funções, além de buscar diferentes objetivos.
Por isso, as possibilidades do setor são amplas, mas é preciso preparo. Para que o marketing digital gere resultados é necessário aplicar estratégias, estudar públicos, conhecer ferramentas e estar em sintonia com as mudanças do mercado e as novidades que surgem a todo instante.
Então aproveite! Porque este artigo é o seu ingresso para o universo digital e seu guia para dominar as ferramentas e habilidades essenciais para tornar-se um profissional de sucesso.
A troca das mídias tradicionais (televisão, rádio, jornal…) pelos canais digitais na publicidade iniciou-se de forma gradativa, mas logo ganhou força suficiente para pressionar a migração da grande maioria dos meios de comunicação para o online. Muitos até eliminaram por completo as suas formas anteriores para investir em sites, blogs, canais e aplicativos.
A mídia de divulgação passou a ser também o meio de comunicação com clientes – atuais e potenciais – e mesmo com a concorrência. A nova dinâmica possibilitou também a diversificação do que está sendo diviulgado: além de produtos e serviços, o público está exposto a histórias e opiniões das marcas.
Nesse contexto, a produção de conteúdo firmou-se como fator essencial para o desenvolvimento das organizações e gerou uma série de novas metodologias e canais.
Artigos de blogs, vídeos para Youtube, SEO, podcasts, newsletters… O profissional de marketing ganhou novas funções com a ramificação do mercado, a maioria delas voltada à criação, gerenciamento e divulgação de conteúdo. O objetivo é sempre produzir o conteúdo certo, para o público e canal certos, mas o resultado almejado nem sempre é o mesmo para todas as ações de marketing.
O site Marketing de Conteúdo, por exemplo, aponta 7 possíveis efeitos das estratégias de marketing:
Como alcançar esses resultados? Veja do que um profissional de marketing digital precisa para ser bem sucedido no mercado.
Aprender os conceitos que fazem parte do dia a dia de um time de marketing é essencial. Além disso, cursos na área vão te manter atualizado(a) sobre as inovações que surgem constantemente no universo digital e são uma ótima forma de exercitar seu conhecimento antes de entrar no mercado ou de aplicar uma nova ideia onde trabalha.
A seguir, alguns dos cursos mais populares na área:
Surgiu como alternativa aos anúncios intrusivos criados pelo marketing tradicional e que ainda povoam a Internet. Com o Inbound Marketing, não há interrupção: o usuário vê, ouve e lê apenas o que deseja, porque a estratégia baseia-se na produção de conteúdo relevante, focado em um público e canais específicos.
Otimização para mecanismos de busca, ou o esforço feito para fixar uma boa posição no Google e outros buscadores. O SEO envolve diversas técnicas e depende de muitos fatores, como o uso das palavras-chave corretas e a definição de textos alternativos para imagens, por exemplo. Por isso, é preciso estudar o assunto profundamente.
O marketing de conteúdo é a base de uma estratégia de Inbound Marketing e sem conteúdo não há SEO, então a importância da produção de conteúdo é evidente. Mas não escreva apenas para preencher um espaço, escolha temas atraentes e realize uma pesquisa que vai gerar um texto, vídeo, podcast (ou um híbrido de todos os anteriores) relevante para os leitores, espectadores, ouvintes.
O objetivo principal da atividade é nutrir o interesse do público ao longo do tempo até transformá-los em clientes fiéis por meio do conteúdo.
Uma das principais características do profissional de marketing digital é a necessidade de ser multitarefa, afinal, pode ser responsável exclusivamente pelo agendamento dos posts nas redes sociais, por exemplo, ou também atuar como o produtor das imagens que os acompanham.
Por isso, precisa ser capaz de utilizar, se não todas, as principais ferramentas que facilitam seu trabalho. Descubra quais são elas e comece a treinar hoje mesmo!
Envie e-mails automaticamente para diversos destinatários. Amplamente utilizada para envio de newsletters e campanhas com objetivos comerciais.
Uma dica: o Mailchimp é gratuito para até 2 mil assinantes, então tente explorar suas funcionalidades com um blog pessoal, por exemplo.
O Ubersuggest é a ferramenta ideal para encontrar palavras-chave e, com elas, otimizar seu conteúdo. Uma simples pesquisa gera diversas informações valiosas, como a posição da palavra no ranking de pesquisas ou mesmo o seu custo no AdWords.
O RD Station auxilia as empresas por todo o funil de vendas, definindo as melhores estratégias para o crescimento do negócio no meio digital.
A criação de landing pages para a divulgação de eventos, produtos, serviços e outros tem se mostrado uma ótima alternativa em detrimento de sites complexos. O Unbounce automatiza a criação dessas páginas por meio de templates e ferramentas intuitivas, que mesmo quem não tem conhecimento de construção de sites é capaz de utilizar.
O Buffer facilita o trabalho do profissional de marketing digital, beneficiando sua produtividade ao possibilitar o agendamento de postagens nas principais redes sociais. Além disso, acompanha o engajamento dos seguidores e otimiza suas estratégias para alcançar mais pessoas. Um grande aliado no ambiente que tem, cada vez mais, influenciado os processos de compra online.
Com a promessa de criar formulários atraentes de forma simples, o Typeform é um aliado para as pesquisas de marketing. Com a ferramenta, é possível transformar a coleta de dados em experiências agradáveis para os participantes, gerando melhores resultados nos quais o profissional pode se basear para tomar suas decisões.
O Canva funciona como um Photoshop online. Oferece diversos templates, imagens, ícones e uma interface descomplicada, onde é possível criar desde posts simples até infográficos elaboradas com a simples substituição dos elementos pré-oferecidos, mesmo que o profissional não entenda de design.
Porém, conhecimento técnico não é tudo! Por fazer um trabalho completamente focado nas pessoas e, muitas vezes, lidar com elas diretamente, o profissional de marketing digital deve possuir características específicas que não são aprendidas em cursos, mas desenvolvidas a medida em que aprende sobre as soft skills (o que são soft skills mesmo?) exigidas pelo mercado. Mas quais são elas?
O profissional capaz de organizar dados, compreender números e prever as melhores estratégias com base neles é muito valorizado. Toda ação de marketing gera resultados que devem ser cuidadosamente avaliados, porque a partir deles serão tomadas as futuras decisões.
Assim, pensar que a criatividade é o único fator relevante para o perfil do profissional de marketing digital é um erro. Pensar estrategicamente considerando as metas do negócio também é essencial.
Mas é claro que a criatividade não poderia deixar de aparecer na lista! Principalmente com o crescimento da criação de conteúdo como ação publicitária, reforço de marca e disseminação de informação, os profissionais de marketing digital têm na criatividade a principal ferramenta para a concepção de seu trabalho, seja ele escrito, imagético ou audiovisual.
Além disso, essa habilidade é um dos motores da inovação, propósito de toda empresa hoje.
Ser dinâmico é essencial em uma área em constante mudança. Significa estar atento a novidades, acompanhar tendências e ser capaz de adaptar-se a novos métodos.
Além disso, por ser um profissional multitarefa, dinamismo é essencial para lidar com a demanda de trabalho.
O sucesso das técnicas de marketing digital depende de sede por conhecimento e curiosidade por descobrir como e por que certas ações funcionam em detrimento de outras. O profissional que está disposto a aprender e se atualizar continuamente, além de não ter medo de aprender com o erro, tem uma grande vantagem em mãos.
Estar alinhado com a equipe é primordial para o sucesso de ações de marketing digital, afinal, em grandes e mesmo empresas de médio porte o setor é dividido a fim de que cada profissional fique responsável por uma área específica: criação de conteúdo, orçamento, planejamento de mídias sociais, análise de desempenho…
Então se você conhece bem sua equipe, favorece a produtividade e é capaz de reconhecer pontos fortes e fracos. Seu objetivo, portanto, deve ser colaborar para aprimorar as forças e corrigir fraquezas, mesmo que não estejam diretamente ligadas ao seu trabalho. No mundo digital, tudo está conectado, então as atividades que parecem distante, influenciam os macroresultados.
Conquistar uma vaga em marketing digital exige que o profissional não tenha medo de aprender com o erro, porque testar e analisar resultados é a base de sua atuação na área. Para que haja confiança em seu trabalho, contudo, é preciso preparo, o que só acontece por meio do conhecimento, seja ele teórico (estratégias, conceitos…) ou técnico (ferramentas, softwares…), um profundo entendimento do público para o qual produz e capacidade de acompanhar o ritmo da carreira que segue em movimento constante em direção ao futuro.
E enquanto se prepara, procure pela vaga ideal no site da Adzuna e coloque toda essa teoria em prática!
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Conteúdo produzido por parceria entre a Adzuna e o Rock Content.
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