Comissão de Segurança garante divulgação de imagens de presos pela imprensa

A Comissão Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que altera a Lei de Execução Penal (7.210/84) para deixar claro que a exibição de imagens de presos em delegacias ou estabelecimentos prisionais pelos meios de comunicação “não configura sensacionalismo ou desrespeito à integridade moral do preso”. Foi aprovado o Projeto de Lei 4634/16, do deputado Alberto Fraga (DEM-DF).

Ao analisar o tema, o relator na comissão, deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), optou pelo projeto de Fraga, que tramitava apensado, e rejeitou a proposta original dos deputados do Psol Chico Alencar (RJ), Jean Wyllys (RJ), Edmilson Rodrigues (PA) e Ivan Valente (SP) – Projeto de Lei 2021/15.

O objetivo da proposta original era exatamente o oposto da aprovada, ou seja, pretendia condicionar a exibição de imagens de presos sob a custódia do Estado à prévia autorização judicial. Segundo os deputados do Psol, diversos programas de televisão expõem de forma sensacionalista e vexatória a imagem de presos, violando garantias constitucionais, como o princípio da dignidade da pessoa humana.

Combate ao crime

Ronaldo Martins, no entanto, destacou que a eventual afronta a direitos constitucionais será analisada oportunamente pela Constituição e Justiça e de Cidadania, cabendo a ele, como atual relator, avaliar a matéria apenas quanto a questões ligadas à segurança pública e ao combate ao crime organizado.

Para Martins, a proposta principal segue na contramão dos anseios da sociedade, que busca transparência e publicidade nas ações do Estado. “O projeto de lei aprovado reforça a liberdade de expressão e a liberdade de informação jornalística, prestigiando a garantia da ordem pública”, disse.

“Além disso, como uma das funções do sistema penal é evitar novos comportamentos ilícitos, tem-se que a comunicação, inclusive, com a divulgação dos semblantes (eventualmente arrependidos) das pessoas capturadas, representa valioso instrumento de contenção delitiva”, completou.

Tramitação

O projeto segue para analise conclusiva das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Reportagem – Murilo Souza

*Edição – Sandra Crespo

Compartilhe
0
0
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

NetApp nomeia Dallas Olson, líder de Crescimento de Mercado e Operações de Receita, para o cargo de diretor comercial

A NetApp (NASDAQ: NTAP), a empresa de infraestrutura inteligente de dados, anunciou hoje Dallas Olson…

7 horas ago

Tecnológico de Monterrey lança chamada de palestrantes para a IFE Conference 2025

A IFE Conference2025, evento que reúne líderes em inovação educacional para compartilhar seus avanços e…

7 horas ago

ATMECS Global acelera inovação da IA ao ingressar na NVIDIA Partner Network como consultora-assessora de soluções.

A ATMECS Global, renomada por seu talento em transformação digital e soluções de engenharia, está…

7 horas ago

Perficient será adquirida pela EQT por cerca de US$ 3,0 bilhões

Perficient, Inc. (Nasdaq: PRFT) ("Perficient" ou "a Empresa"), líder mundial em consultoria digital que transforma…

7 horas ago

Gravadoras inovam seus lançamentos musicais com TikTok

O mercado fonográfico mundial passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Do vinil chegou-se…

7 horas ago

Autora Maritza Botelho lança livro “A Fenda da Romã”

Em "A Fenda da Romã: Ofício de Trevas", a autora brasileira Maritza Pérez apresenta contos…

7 horas ago