Venho há algum tempo falando sobre a importância de nós, jornalistas, nos reinventarmos. Com o marketing digital em alta, adotado cada vez mais por empresas de todos os portes e profissionais liberais, um campo imenso está aí, pronto para explorarmos. Neste texto, mostro como um único produto digital – no caso, um e-book – pode gerar quatro jobs para jornalistas.
1º job: a escrita do e-book
Sim, há grande demanda do mercado para escrever livros eletrônicos. Empresas, palestrantes, consultores, coaches, médicos, enfim, praticamente todos que são atuantes no marketing digital criam e-books grátis ou pagos e normalmente terceirizam. Isso por falta de tempo e mesmo capacidade técnica.
As fontes até têm todo o conhecimento do conteúdo, mas não conseguem colocar no papel. Ou melhor, na tela do computador. Então, jornalistas são profissionais desejados para fazer esse serviço.
2º job: a diagramação do e-book
Nada de dizer “ah, fazer o layout não é comigo, só escrevo”. Lembre-se que hoje estamos numa nova era, na qual o mercado exige profissionais multi. A preferência dos contratantes é sempre terceirizar para alguém que faça de tudo.
Talvez você não saiba, mas hoje em dia existem ferramentas incríveis para fazer o design de um e-book de forma MUITO fácil. Mas muito fácil mesmo, do tipo arrasta e cola. Sem precisar recorrer a designers, programadores, Power Point… E acredite: além de tudo, é divertido fazer.
3º job: a criação de Landing Pages
Imagino que em algum momento você já tenha baixado um livro eletrônico. O e-book está aí, aos montes no mercado, e é o que chamamos de “isca” no marketing digital. Ou seja, é um material oferecido gratuitamente e que, para ter acesso, o interessado precisa fornecer alguns dados, como nome e e-mail. É algo do tipo “eu te dou, de graça mesmo, um conteúdo relevante, mas em contrapartida você me informa seus dados, ok?”.
Este é mais um job que tem muita demanda do mercado e que você, como jornalista, também pode fazer. Usando programas específicos, que são muito intuitivos e nem exigem conhecimento em HTML, por exemplo, e aproveitando modelos já existentes, você não vai demorar nem 10 minutos para criar a página.
4º job: sequência automática de e-mails
Por que é necessário pegar os dados do lead (potencial cliente) nas landing pages? Porque desta forma será possível a marca iniciar relacionamento bastante eficaz com esse usuário. Assim, com o tempo, abastecendo o lead com mais conteúdo, depoimentos, resultados conquistados, entre outras informações, a empresa conquistará a chamada “autoridade”. Com essa confiança adquirida, aumentam (e muito!) as chances de um lead comprar o produto ou serviço da marca com a qual está se relacionando. Esse é o objetivo final de quem atua com marketing digital. Atrair, se relacionar e vender.
Portanto, não basta apenas escrever, diagramar e disponibilizar um e-book. É preciso gerar relacionamento com esses usuários. E como isso é feito? Através da chamada sequência automática de e-mails. São mensagens criadas uma única vez e programadas em sistemas inteligentes. Ou seja, a ferramenta vai disparar os e-mails automaticamente para todos que fizerem o download. E ainda dá para personalizar, colocando o nome da pessoa, e definir quantos dias depois do download o lead vai receber o e-mail, e depois o segundo, o terceiro… Taí mais um job que você, jornalista, com todo seu poder de comunicação, pode oferecer ao mercado.
Gostou?
Meu objetivo com os materiais que publico aqui no site e com curso que ministro é mostrar a você que há um campo enorme de atuação para nós, jornalistas. Há (muita!) vida além das redações, emissoras e assessorias de imprensa.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil. E tomara que eu te veja numa das minhas próximas turmas do curso Marketing Digital para jornalistas!
A NielsenIQ (NIQ) tem o prazer de anunciar que Mohit Kapoor, diretor de tecnologia, foi…
SYDNEY e HONG KONG, May 23, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI-Media Technologies Limited ("AI-Media"),…
De 4 a 6 de junho, em Belo Horizonte, a feira reunirá especialistas, empreendedores e…
Ação contempla 148 cidades paulistas e inclui parcerias com 84 municípios para projetos de urbanização…
Cerca de três mil estudantes da rede pública de ensino participam do projeto que já…
Indicada para pacientes que possuem mieloma múltiplo em estágio avançado, a terapia inovadora reduz em…