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Como a Realidade Aumentada (RA) pode agregar valor numa estratégia de marketing em inovação

São Paulo 30/6/2020 – Investir em novas tecnologias é um diferencial competitivo para as grandes marcas.

As novas realidades que os avanços tecnológicos trouxeram para o grande público têm conquistado espaço no mundo dos negócios. Elas se destacam pelos bons resultados alcançados graças a maneiras únicas de expor produtos, ideias e conceitos. Realidade aumentada e realidade virtual são conhecidas como tecnologias imersivas. A titulação é autoexplicativa: elas conseguem trazer a audiência para um nível de envolvimento bem superior ao proporcionado pelas ferramentas e suportes mais populares até recentemente. Nesse contexto, a realidade aumentada surge com diferenciais de alcance, custo e tempo de produção. Com essas vantagens, a tecnologia é apontada como a primeira alternativa de inovação na criação de propriedade intelectual, na promoção de produtos, no ensino etc.

Mas, afinal, o que é Realidade Aumentada?

Realidade aumentada é a inserção de um objeto virtual em uma cena real. Isso é possível graças a um código de programação que “conversa” com uma câmera e uma tela. Assim, quando a câmera é apontada para uma imagem que o código reconhece, o programa insere na tela um elemento que não está na paisagem de forma concreta.

Para entender melhor, basta lembrar do Pokémon GO, case mais conhecido de RA. A aplicação tem várias localizações mapeadas e registradas no código de programação. Para cada uma delas, é atribuído um personagem do jogo. Assim, quando a câmera é apontada para uma dessas localizações, o programa a reconhece. Imediatamente, um personagem é exibido na tela.

Aplicações

A realidade aumentada é uma ferramenta bastante versátil, cobrindo uma gama de atividades muito ampla. Suas aplicações atendem a interesses lúdicos, científicos, educativos, entre outros.

Com RA, algumas especialidades médicas oferecem um prolongamento da consulta, ultrapassando o espaço do consultório. São orientações extras que o paciente pode acessar de casa graças a um aplicativo e a uma imagem no receituário. Com esse artifício, um fisioterapeuta pode orientar pacientes com instruções em vídeo, acessadas remotamente. Já as grávidas podem sair das ultrassonografias com vídeos prontos para mostrar a irmãozinhos e avós.

Caso de sucesso

Em Feira de Santana (BA), o Grupo do Hospital Otorrinos usa realidade aumentada para expor à comunidade médica casos relevantes de cirurgias. Com pioneirismo foi lançado um Livro de Manual Prático de Rinoplastia com a aplicação em Realidade Aumentada. “A medicina de uma forma geral, deve caminhar lado a lado com a tecnologia e a RA veio agregar principalmente com a portabilidade – Dr. Artur Grinfeld – Otorrinolaringologista e um dos autores do Manual Prático de Rinoplastia. 

O projeto foi desenvolvido pela Agência de Publicidade Cocada e a inovação trouxe reflexos para a imagem do Grupo Otorrinos, além de tornar os vídeos apresentados em congressos internacionais sempre acessíveis para congressistas. Dessa maneira, os profissionais podem rever e estudar os procedimentos em detalhes, mesmo depois dos eventos.”Poder oferecer aos nossos clientes inovação e exclusividade reforça nosso compromisso e dedicação às marcas que atendemos”. Vinicius Carvalho – CEO da Agência Cocada.

A realidade aumentada já assumiu seu lugar e ampliando as possibilidades de quem quer inovar. Além disso, é um discurso positivo para as marcas onde o investimento nesta nova abordagem cria uma referência e agrega valor. “Sem dúvidas, sair na frente e desenvolver um projeto em parceria com a nossa agência de forma inteligente, nos trouxe estrategicamente uma posição internacional para o nome do Hospital Otorrinos” – Dr. Washington Almeida – Otorrinolaringologista, um dos autores do Manual Prático em Rinoplastia e Diretor do Hospital.

Arte Aumentada

A Bahia também tem um exemplo de uso de RA na arte. Bel Borba, artista plástico conhecido pelas intervenções na cidade, usou essa tecnologia como mais uma de suas ferramentas para apropriação consciente do espaço público. Em 2016, Bel criou uma escultura homenageando

Janis Joplin em uma rua movimentada da capital baiana. Graças a um aplicativo de RA, a peça era visualizada por quem apontava a câmera do smartphone para uma imagem da cantora pintada em um azulejo no chão. Bel Borba repetiu a experiência com realidade aumentada em 2017, dessa vez com obras expostas na Europa. “As tecnologias estão prontas e devem ser usadas de forma criativa colaborando com conhecimento e melhorando a relação entre as pessoas” – Mauro Castro – Motion Designer e responsável técnico em RA na Agência Cocada.

Website: http://www.agenciacocada.com.br

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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