Categories: noticias-corporativas

Como detectar problemas no sistema de suspensão do veículo

6/11/2020 –

Parte do sistema de suspensão, alguns componentes, como a barra estabilizadora, bieleta e buchas, requerem alguns cuidados na hora de fazer o diagnóstico durante a manutenção. “A barra estabilizadora tem como função de reduzir a inclinação da carroceria em curvas, portanto fundamental para a estabilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressaltando a importância da peça.

Já a bieleta é uma haste que interliga a barra estabilizadora até a suspensão, ficando encarregada da transferência da força dinâmica nas curvas, enquanto as buchas absorvem as vibrações das peças, diminuindo a emissão dos ruídos na suspensão. “São peças importantes no sistema de suspensão, que devem ter especial atenção por parte do mecânico”, comenta.

O profissional da reparação deve fazer uma análise detalhada ao efetuar a manutenção. “É preciso ser cuidadoso ao avaliar a barra estabilizadora, que deve ser movimentada para identificar folgas nas buchas, que também precisam ser checadas com relação ao desgaste”, explica.

Os pinos da bieleta não devem conter folgas. “Quando em boas condições, a bieleta está bem ajustada e exige força para a sua movimentação”, alerta.

Para não comprometer o diagnóstico, Silva lembra que a avaliação deve ser realizada com as rodas no chão, como num fosso, pois suspender o carro pelo chassi pode tirar o peso e mascarar defeitos no sistema de suspensão.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o blog da Nakata: https://blog.nakata.com.br/bieleta-barra-estabilizadora-e-buchas-entenda-como-fazer-um-bom-diagnostico/.

Website: http://www.nakata.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

PodBrilhar estreia nova temporada em plataformas de áudio

Conduzido por Laura Vicente, podcast de BIC Soleil chega em sua terceira temporada e apresenta…

14 horas ago

Nexxera chega ao Equador em parceria com a Natura

Buscando aumentar a sustentabilidade da cadeia de fornecedores da Natura & Co., a Nexxera está…

14 horas ago

Venda de consórcio vira opção na busca por liquidez imediata

Especialista explica como o mercado secundário tem contribuído para que consorciados consigam reinvestir dinheiro aplicado…

14 horas ago

Tricologia e terapia capilar são opções de tratamentos

Em média, 35% das brasileiras gostam de comprar novidades para os cabelos o quanto antes;…

14 horas ago

Advogado explica quem tem direito à aposentadoria especial

O benefício, concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde, pode ser…

14 horas ago

Guanabara lança ação que une cinema e viagens

Aproveitando o próximo feriado prolongado, a empresa promove uma ação simultânea em rodoviárias de 12…

14 horas ago