Diretor comercial e criativo da Copa Studio, Zé Brandão fala como um projeto de animação deve ser “vendido” para emissoras de TV e produtoras de cinema. Ele é o entrevistado da vez da Imprensa Mahon, canal parceiro do Portal Comunique-se
Zé Brandão, diretor comercial e criativo da Copa Studio, foi entrevistado para a Imprensa Mahon durante o Festival de Cinema e Animação de Annecy, na França. Ele conversou com Amadeu Alban, sócio-diretor criativo da Movioca. A Copa Studio se fundiu há pouco com a Glaz. As duas casas produziram animações premiadas e reconhecidas como “Irmão do Jorel”, “Kiara e os Luminitos”, “Tromba Trem”, “Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)” e “Biduzidos”.
Durante a entrevista, o altruísta showrunner de animação Zé Brandão deu dicas para autores que precisam se produzir para engatar um projeto pela primeira vez. “Humildade, vestir as sandálias da humildade”, disse o entrevistado, rindo, antes de completar. “Quando era só da área de criação, eu não dava o devido valor à galera da produção. Produzir é superdifícil. Ao mesmo tempo que temos que fazer um negócio muito bem feito e que fique de pé, nós ainda temos que lidar com diferentes gostos, pessoas com diferentes pensamentos. O autor que tem toda a legitimidade de querer um objetivo para quela peça, mas também tem os objetivos comerciais. É muita conciliação”, explicou.
Questionado por Amadeu sobre como se deve chegar num player para apresentar um projeto de animação, Zé Brandão ensinou. “É preciso que você tenha uma versão da sua ideia, de seu projeto, que seja muito rápida. O famoso pitching de elevador que Krishna fala tanto aqui na Imprensa Mahon. Isso realmente é importante. Tem que ser uma versão resumida, mas que já instigue. É óbvio que a premissa da história tenha que ser boa e original, mas como estamos falando de animação, ela é indissociável do visual. É muito difícil você causar uma impressão avassaladora num pitching de animação sem uma arte. E uma arte que não seja uma cópia de outras que já existem”, reforçou.
Assista ao novo vídeo da Imprensa Mahon:
Zé Brandão
Há 17 anos no mercado, Zé Brandão é showrunner de animação e diretor comercial e criativo do Copa Studio, uma das maiores produtoras de animação do Brasil. É fundador do Estúdio Escola de Animação, escola gratuita para jovens, onde atua como coach. Foi diretor de animação da Labocine Digital e coordenador de animação da TV Globo.
Copa Studio
Estúdio de animação brasileiro, a Copa Studio foi fundada em 2009 no Rio de Janeiro. Produz desenhos animados para televisão aberta e por assinatura. Entre as produções estão “Kiara e os Luminitos”, “Tromba Trem”, “Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)”, “Irmão do Jorel” e “Biduzidos”.
Glaz
A Glaz é uma produtora sediada no Rio de Janeiro. É responsável pelo lançamento comercial de sete filmes de longa-metragem. Dentre eles, estão: “Loucas Pra Casar”, que atingiu 3,7 milhões de espectadores em cinemas em 2015; e “Tô Ryca!”, que alcançou mais de 1,1 milhão de espectadores em 2016. A empresa se destaca pela série de maior sucesso na TV por assinatura brasileira em 2013, a animação “Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)”. A produção foi exibida no Cartoon Network. Em 2015, a Glaz se fundiu à Copa Studio (São Paulo) e passou a ser detentora das séries de animação “Tromba Trem” e “Irmão do Jorel”.
Amadeu Alban
Correspondente internacional da Imprensa Mahon =) | Sócio-diretor criativo da Movioca. Desde suas primeiras experimentações em vídeo até hoje, Amadeu Alban acumula cerca de 20 anos de criação, produção e direção de conteúdos audiovisuais para publicidade, TV, cinema e novas mídias, somando mais de mil horas de programas de TV (Globo, Futura, TV Brasil, Discovery, E! Entertainment, Lifetime, GNT Portugal, Canal Brasil), além de 14 curtas, seis médias e cinco longas.