O Brasil é um dos países que mais utiliza as redes sociais, principalmente o Instagram, na América Latina. Os brasileiros são consumidores da internet e já usam as mídias sociais com diversas finalidades, inclusive, para encontrar profissionais e empresas antes de efetivar uma contratação, bem como para aprender sobre diferentes assuntos e interagir com diversas áreas de conhecimento.
No entanto, definir estratégias de marketing para as mídias sociais pode ser um desafio, principalmente para quem está começando a desbravar esse universo agora. Mas esses obstáculos podem ser facilmente resolvidos por ferramentas que ajudam os profissionais da área contábil a atrair novos clientes e consolidar sua marca. Não faltam recursos digitais para compartilhar a profissão através do Instagram, por exemplo, e atingir um público-alvo muito maior.
O Instagram é uma das redes sociais com maior aderência do público consumidor no Brasil e pode ser uma ótima forma de consolidar uma marca e captar novos clientes, no entanto, também pode ser um desafio criar conteúdos que se diferenciam de outros que já existem em redes como o Instagram, justamente pela quantidade de pessoas que usam esse recurso diariamente e o aumento gradativo da concorrência.
Os profissionais de contabilidade que estão se destacando têm usado ferramentas para ajudar no crescimento real e qualificado de suas nas redes sociais. E o objetivo dessas ferramentas é ajudar nas estratégias de conteúdo, roteiros e programação de postagens. Portanto, contar com ferramentas que podem ajudar no ganho de tempo e produtividade no marketing para redes sociais.
Atualmente existem ferramentas de automação que podem ser a solução para profissionais que estão começando, aliás, começando ou sendo veterano, os profissionais da contabilidade não possuem tanto tempo ou recursos financeiros para investir abundantemente em marketing.
Alguns são leigos e estão começando a se familiarizar com as redes sociais, portanto, acabam encontrando outras formas de crescer na internet, como ferramentas que automatizam as postagens, entregam a estratégia diária informando o melhor conteúdo a ser postado em cada dia do mês, e que já entreguem o conteúdo pronto, com possibilidades de personalização para auxiliar tanto na publicação frequente, diária, do conteúdo quanto no crescimento e até mesmo na interação com o público-alvo.
Afinal, o tempo escasso é um inimigo do sucesso dos escritórios de contabilidade, e por isso é crucial usar ferramentas assim, que ajudarão o profissional contábil que não requer muito tempo fazendo todas essas tarefas de forma manual, por conta própria.
Isack Wesller, especialista em marketing, CEO e criador da ferramenta Publiko conta que: “O primeiro passo é organizar o perfil do profissional para que ele se destaque dos concorrentes. Além disso, é preciso ter uma estratégia de conteúdo para alternar entre postagens de humor, curiosidades, datas comemorativas, institucionais e, principalmente, informativas, que transmitam aos usuários confiança, credibilidade e autoridade no assunto, de forma personalizada, fazendo com que o conteúdo possa, inclusive, viralizar.”
A maioria das pessoas que têm contato com conteúdos contábeis nas redes sociais, segundo Isack, já possuem uma dúvida ou um problema que desejam solucionar. Por isso, é preciso criar postagens dinâmicas, com linguagem simples e descontraída, que resolvam as dúvidas mais comuns com fácil entendimento e tornem a contabilidade menos burocrática.
“Ainda dentro da estratégia de conteúdo, é importante segmentar o público, já que pessoas jurídicas podem ter mais interesse em temas contábeis do que pessoas físicas.”, afirma Isack Wesller. E a segmentação do público pode acontecer, em sua forma mais simples, pelo conteúdo. “Mas, nem sempre os contadores conseguem criar estratégias para segmentar e qualificar seus seguidores no Instagram, é aí que entram as ferramentas de automação e personalização do conteúdo pronto.” reforça ainda o especialista, Isack Wesller.
O Instagram, por exemplo, forma um ótimo canal para apresentação de serviços contábeis. Prova disso é a pesquisa divulgada pela Mobile Time, que aponta o Instagram como o aplicativo em que os brasileiros passam mais tempo, ultrapassando até mesmo o WhatsApp. Portanto, e o Instagram oferece recursos para potencializar a divulgação das empresas, proporcionando um ambiente adequado para as pessoas conhecerem profissionais contabilistas.
Mas os profissionais contábeis podem usar o marketing nas redes sociais, desde que estejam atentos ao Código de Ética. Além dessas dicas para as empresas, existem também normas específicas para contabilidade que devem ser respeitadas.
Segundo o Código de Ética Profissional do Contabilista, a criação e divulgação de conteúdos, em qualquer meio de comunicação, que promova comparações com outros profissionais ou diminua alguma empresa, ou colaborador é totalmente proibida. Além disso, há outras proibições, como:
Portanto, as empresas de contabilidade que desejam se destacar nas redes sociais precisam ter o código de ética em mente, para manter limpa a imagem da empresa ou a imagem pessoal do profissional autônomo e não sofrer punições profissionais.
O desafio de crescer no Instagram e obter engajamento parece ser grande, apesar de ser relativamente simples desde que a contabilidade esteja munida com os três pontos cruciais do marketing, segundo Isack Wesller:
Com isso, precisamos entener que a presença digital é essencial para todas as empresas e qualquer profissional contábil, mesmo leigo, consegue estar presente no Instagram.
Aliás, e inclusive, para quem está no ramo da contabilidade, é um atalho para ganhar clientes organicamente, sem precisar gastar uma fortuna com publicidades na mídia física tradicional.
No entanto, nenhuma empresa de contabilidade é obrigada a conhecer todas as táticas e estratégias das redes sociais, por isso, é importante conhecer as ferramentas de aceleração e construção da sua presença no mundo digital.
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