São Paulo, SP 10/3/2021 – A imersão em inglês, ou inglês intensivo, pode ser um fator fundamental para adquirir confiança no uso do idioma e obter fluência de modo rápido.
A importância da fluência em inglês no mercado profissional tende a se ampliar, graças à aceleração crescente do processo de globalização de mercados. Em até dez anos, ser fluente em inglês já não será mais um diferencial, e, sim, um dos requisitos básicos para o mercado – independentemente da carreira. A tendência foi destacada já em 2017 por uma pesquisa da empresa de recrutamento Page Personnnel e deve se acelerar ainda mais no mundo pós-pandemia, de modo que a previsão inicial de dez anos deve se tornar bem menor. Portanto, em um mundo de “novo normal” e crescentes incertezas, uma coisa é certa: saber inglês não é mais opção, e sim exigência imediata. Mas como adquirir fluência em inglês rápido, com qualidade e conciliando as demandas da vida profissional com as atribulações do dia a dia?
Hoje, segundo pesquisa da Catho, 60% das vagas já demandam que o candidato domine a língua, e ter proficiência em inglês pode aumentar o salário em até 70% . Há que se considerar também que no cenário pós-pandêmico o trabalho remoto veio para ficar. Isso gera uma ampliação do leque de oportunidades de trabalho no exterior desde o país de origem. De acordo com a empresa de consultoria americana Airinc, o aumento dos “nômades digitais”, profissionais que atuam em empresas estrangeiras a partir de outros países, já é uma realidade. As empresas tendem a trabalhar cada vez mais com times multiculturais, o que exige dos profissionais a proficiência em inglês para lidar com reuniões, negociações com clientes e fornecedores de diferentes partes do mundo. É preciso lembrar, ainda, que muitas startups e instituições internacionais passaram a atuar no Brasil com mais consistência – como a Uber e a Amazon, e nestas até mesmo a entrevista de emprego pode ser feita em inglês.
Nesse cenário, optar por um curso de inglês que permita avançar mais rapidamente na carreira é crucial. Para nortear a escolha, é preciso, em primeiro lugar, ter em mente que existem diversas maneiras de estudar um idioma. Há cursos extensos e de curta duração; cursos de abordagem cultural e outros voltados a um uso mais pragmático do idioma; e por fim, há os que focam em todas as habilidades linguísticas (escrita, leitura, conversação e compreensão oral) e outros voltados apenas a uma ou outra habilidade, como a conversação.
“Apesar de compreensível esse desejo de enfatizar alguns aspectos do idioma, muitas vezes isso é contraproducente. Quando o profissional precisa escrever um relatório, ou ler um texto da sua área, por exemplo, vê-se em maus lençóis”, diz Mariana M. Santana, tradutora e ex-analista de vendas da Basf que hoje alia as suas duas competências profissionais, gestão de negócios e inglês, trabalhando remotamente de Houston, EUA, para empresas brasileiras.
Principais critérios na hora da escolha
Nem sempre os métodos tradicionais – cursos presenciais duas vezes por semana, por exemplo – são os mais eficazes, além de exigirem até dois anos do nível iniciante ao proficiente. Poucos profissionais podem esperar tanto tempo. O tempo de duração do curso irá impactar diretamente o engajamento. Saber de antemão que a proficiência só virá dali a alguns anos é desestimulante para alguns alunos.
A imersão em inglês, ou inglês intensivo, pode ser um fator fundamental para adquirir confiança no uso do idioma e obter fluência de modo rápido e extremamente eficiente.
No passado, esse método era impraticável para muitos, pois implicava em viajar para outro país, fazer um investimento financeiro considerável e se distanciar do trabalho durante meses. Graças ao ensino a distância, hoje nada disso é necessário. Já existem escolas que oferecem cursos imersivos online com atendimento 100% personalizado – aulas particulares síncronas e focadas na necessidade do aluno (como, por exemplo, inglês para exames de proficiência, negócios ou carreiras específicas, tal como Engenharia, Saúde ou TI). É o caso da EAC Personnalité, que existe há mais de 12 anos no mercado e é associada à Universidade de Cambridge. Com um programa inovador, a escola, uma das três maiores online do mundo, oferece imersão de inglês ao longo de 8 meses de aulas diárias interativas e particulares cinco vezes por semana, totalizando 15 horas de estudos semanais. Tal aspecto intensivo garante alta aprovação dos alunos em exames, como o TOEFL.
Nem todos aprendem do mesmo modo. Pode ser uma boa dica fazer uma aula experimental antes de se matricular, prestando atenção se a aula oferece uma variedade de estímulos: leitura, audiovisual, oportunidades de fala. A aula deve ser interessante, caso contrário é provável que dali a alguns meses o aluno acabe desistindo. Segundo Halison Rossi, da EAC Personnalité, “para formação em proficiência de um indivíduo, todas as abordagens pedagógicas devem ser tratadas com igual peso: a leitura, a escrita, a compreensão oral e a conversação”. Dessa forma, o aluno termina o curso com competências semelhantes em todos os aspectos linguísticos.
É interessante buscar conhecer mais sobre a escola e as garantias de aprendizagem e certificação oferecidas. Algumas empresas exigem certificados como IELTS ou TOEFL. Antes de fazer a matrícula, o aluno deve ter certeza de que a escola escolhida possui solidez no mercado e está capacitada a oferecer as certificações necessárias para suas necessidades. Há escolas que não oferecem garantias de aprendizagem, mas dispõem de cursos preparatórios específicos para esses exames, que podem ser feitos logo após o término do curso regular. É o caso das tradicionais do mercado, como a Wizard, a Cultura Inglesa e a Alumni – que hoje oferecem também esses cursos online. Na EAC Personnalité, o ensino é totalmente online e a proficiência em inglês (nível C1 ou C2 do Quadro Europeu) está garantida em contrato. “É a única instituição a oferecer isso no Brasil”, afirma Rossi, um dos responsáveis pela escola. A pedida é sempre procurar se informar antes de efetuar a matrícula, a fim de evitar problemas no futuro.
Para saber mais:
EAC Personnalité
www.eacprime.com
Website: http://www.eacprime.com
A Ag, “marca jovem” da Guerreiro, rede de joalherias, atinge a “maioridade” em 2024. A…
A Casa Flora, empresa que atua no mercado brasileiro há mais de cinquenta anos com…
Seja por motivos de lazer, trabalho ou compromissos familiares, as viagens de ônibus são parte…
Todo negócio depende de uma série de fatores para prosperar. Dentro do ramo alimentício, o…
A contratação de funcionários é uma peça-chave para o sucesso de qualquer empresa, sendo um…
A sigla ESG: Environmental, Social and Corporate Governance se trata de um conjunto de parâmetros…