Categories: noticias-corporativas

Como ficará a cultura organizacional no período pós-pandemia?

São Paulo 15/5/2020 – Será quase inviável colocar em prática aquele plano de alinhamento estratégico cuidadosamente desenhado em 2019 para toda a equipe.

Dentro de algumas semanas, se tudo der certo, haverá uma retomada gradual da atividade econômica pausada pela pandemia. Refletir sobre o período anterior ao isolamento social é fundamental, como medida para o que está por vir, pelo viés da gestão de pessoas e do valor dos negócios.

Em 2018, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1,3% em 2019 apenas 1,1% (IBGE), ou seja, mostrava um pífio sinal de recuperação. Em janeiro de 2020, antes da realidade que vivenciada hoje, a secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia arriscava projetar um crescimento entre 2,5% a 3% do PIB. O empresariado já vinha trabalhando intensamente colocando em prática planos de ação para um ano de, no mínimo, esperança de dias melhores. No entanto, em março, o esperado pico positivo de prosperidade se transformou num profundo vale, no patamar de 0,02%, em um espaço de apenas 60 dias.

Existe uma grande apreensão por parte de todo o mercado de trabalho a respeito do modelo costumeiro de operar. A insegurança do emprego garantido voltou a pairar no pensamento dos trabalhadores. Foi constatado, através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (31|mar|2020) do IBGE, que o mercado de trabalho apresentava sinais de deterioração antes mesmo do avanço da COVID-19 no Brasil. A taxa de desemprego do trimestre que fechou em Fevereiro em 11,6%, deve terminar 2020 com uma média de 13%, podendo ultrapassar 16% nos próximos meses.

Será quase inviável colocar em prática aquele plano de alinhamento estratégico cuidadosamente desenhado em 2019 para toda a equipe. Em outras palavras, este plano deverá ser redesenhado, pautado em um novo cenário bem mais desafiador. Motivação e desempenho, mais do que nunca estarão na linha de frente dos Conselhos das empresas, seguidos de incertezas com relação a mercados, cadeias de suprimento e capacitação das equipes executivas.
Mais do que nunca, o momento atual pede um olhar apartidário dos negócios, baseado em conhecimento e experiência. Vale ressaltar que os parâmetros de relacionamento, competição e sucesso deverão ser rediscutidos e reavaliados, pois antes de tudo, é tempo de solidariedade e resiliência.

O real valor do negócio

É inevitável associar crises às estatísticas amplas em situações extremas. No entanto, esse pensamento não é benéfico para a saúde dos negócios. Da mesma forma que o PIB sofreu uma variação negativa em questão de meses, o número de falências e recuperações judiciais também apontou sensível melhoria em 2019, comparado a 2018, mas deve crescer significativamente de novo em 2020. Situações extremas não são a melhor referência para o planejamento em empresas se o foco é o aumento no valor do negócio.

O que se pode aprender com os segmentos que continuam em expansão neste momento crítico da economia? Analisando-os individualmente, se observa que alguns setores de Bens de Consumo, Papel e Celulose, Varejo e Serviços, por exemplo, apontam que algumas empresas encontraram níveis de excelência operacional para enfrentar a crise com agilidade, minimizando riscos e mantendo os resultados em níveis acima da média. Para essas empresas, o desafio será sustentar os resultados alcançados no período da pandemia, enquanto para os que estão sofrendo com a retração brusca da economia, o importante será estabelecer novas diretrizes e agir para disciplinar a execução do seu negócio, no novo Normal da economia e da sociedade. As cadeias de valor de todos os negócios precisarão ser revistas e adaptadas aos parâmetros do novo Normal, com foco em tecnologia, força de trabalho descentralizada, cadeias de suprimentos flexíveis e principalmente com atenção redobrada na produtividade das equipes e dos ativos.

Trabalhar com foco no planejamento operacional, na capacitação das equipes e em excelência na execução no dia a dia, será não apenas um atributo para obter melhores resultados, mas a diferença entre ter produtos e marca valorizados em sua essência, seja em tempos normais, seja em tempos de tormenta.
Nesse período de retomada, projetos pensados para o longo prazo, mas executados em poucas semanas, intensivos e eficazes, com investimentos adequados à uma nova realidade, podem ajudar a recuperar os meses perdidos e garantir a sobrevivência dos negócios.

Francisco Loureiro
Presidente da Proudfoot Brasil

Website: https://proudfoot.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

22 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

22 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

22 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

22 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

22 horas ago