Em um mundo extremamente conectado, onde em países como Brasil, os internautas passam cerca de nove horas diárias navegando na internet, as marcas têm o desafio de entregar conteúdos que geram valor. Pensando nisso, a Sprinklr Brasil – empresa que atua na área de social software – mostra como as marcas estão utilizando o marketing de conteúdo para se conectar com o consumidor.
O panorama de 2016 do Globalwebindex mostra que diariamente, são assistidas 1 bilhão de horas de vídeos no Youtube; 500 mil tweetes são postados; 100 milhões de horas de vídeos são assistidas no Facebook; 95 milhões de fotos e vídeos são postados no Instagram e 60 bilhões de mensagens são trocadas por usuários do WhatsApp e Facebook Messenger. Os números acirram a disputa para conseguir espaço no feed de notícias do usuário.
“O diferencial do marketing de conteúdo está em transmitir valor para a audiência. Assim, a mensagem enviada pela marca não busca apenas divulgar algo, e sim, envolver o consumidor e se conectar com ele por meio do conteúdo”, diz a Sprinklr.
De acordo com o Content Marketing Institute (CMI), cada empresa traça objetivos e metas específicas ao usar o marketing de conteúdo, com base nos principais ganhos que espera ao investir nesta estratégia.
A Sprinklr, com base nos dados do CMI, afirma que os principais objetivos a serem atingidos pelas empresas têm relação direta com ativação da audiência: brand awareness (consciência de marca) e engajamento. Aquelas que falam diretamente com o consumidor final querem chamar a atenção da audiência e deixar lembrança em seu imaginário usando o marketing de conteúdo.
Para atingir esses resultados, as empresas usam algumas táticas para divulgar e disseminar o seu conteúdo. Uma das estratégias mais usadas é a criação de blogs, que concentram todos os materiais produzidos pela marca em um só lugar e levam tráfego para o site da companhia. Por estes canais online, as empresas conseguem, ainda, disponibilizar materiais para download para gerar leads e contatos para relacionamento via e-mail.
Segundo a Sprinklr, outro canal utilizado pelas marcas para disseminar conteúdos são as redes sociais. Por aceitar diversos tipos de formatos (fotos, vídeos, gifs, textos, links) e ter grande audiência, estas plataformas ajudam a suportar e a divulgar todo o tipo de material produzido.
“Textos do blog, materiais para download, eventos, webinars, ilustrações e vídeos podem ser desenvolvidos e hospedados fora desses canais, e serem divulgados e re-divulgados dentro deles. Além disso, também há espaço para a construção de conteúdos exclusivos para os canais sociais, podendo explorar postagens mais rápidas, curtas, chamativas e que cativam a atenção do usuário”, dizem os responsáveis pelo conteúdo.
Apesar de sua importância, as táticas mais baratas e predominantemente digitais do marketing de conteúdo, sem altos investimentos de produção e divulgação, fazem com que essa estratégia ocupe espaço relativamente pequeno dentro dos orçamentos de marketing das companhias: tendo reservado, em média, entre 25% a 30% do budget de B2Bs e B2Cs.
Por último, é destacado que “cada empresa pode – e deve – combinar seus esforços de conteúdo com os objetivos da área de marketing e da própria organização. Assim, o marketing de conteúdo passará a ser ferramenta estratégica que ajuda a empresa a atingir resultados de negócio”.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…