O marketing digital vem trazendo diversas oportunidades e vantagens para as empresas que pretendam crescer com seus negócios. E poucos sabem como esse tipo de estratégia surgiu. Sua origem ocorreu há mais ou menos quinze anos, quando a Fiat desafiou o mercado para reter novos consumidores: investindo dez vezes mais em comunicação digital na intenção de abraçar o público jovem.
Novos tempos. Novas realidades. Antes era difícil convencer as empresas a colocarem dinheiro na internet. Agora, 93% das experiências dos usuários começam na busca online.
O caso da Fiat é a prova de que as empresas se depararam, nos últimos anos, com soluções de marketing digital para otimizar as vendas e melhorar o relacionamento com os clientes.
A Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, encomendada ao Ibope, comprova que os brasileiros passam cinco horas diárias em canais digitais e nas mídias sociais. Só o mobile responde por 73% do tempo em que o usuário passa conectado.
Além disso, dados da Ipsos Connect de julho de 2015 a junho de 2016 provam que 31% das pessoas assistem TV olhando para outros devices. Ou seja: o digital abriu inúmeras oportunidades para as empresas atingirem o consumidor 360°.
A multiplicação de canais de comunicação, na internet, é complexa. Entenda, neste breve artigo, como sua empresa pode se beneficiar com o marketing digital.
Até os anos 90, era difícil ver as empresas investindo em marketing na internet. Em meados da década de 1990, tudo muda, e a figura do consumidor online passa a ser predominante.
O marketing digital surge como gerador de oportunidades de negócios, principalmente para geração de leads (ou contatos). Se, por um lado, as estratégias de marketing off-line são conhecidas pela limitação das possibilidades de mensuração, na internet, o marketing assume perfil mais numérico e mensurável.
Pressionados pela necessidade de resultados financeiros, os profissionais de marketing assumiram como premissa o desafio da mensuração. A partir da análise dos dados sobre acesso e conversões em vendas é possível conhecer com mais exatidão o comportamento de compra do cliente. Em negócios digitais, medir é fácil.
Métricas existem para transformar dados em conhecimento. No marketing digital, não se mede mais os resultados apenas com “o quanto” se vendeu, mas para quem vendeu e sob quais condições.
Conheça, a seguir, as características e os benefícios do marketing digital:
No mundo digital, o consumir tornou-se parte do processo e passa a produzir conteúdo interagindo com o negócio.
O marketing mensurável é um movimento que se consolidou diante das possibilidades analíticas do ambiente digital. A metrificação, porém, deve ser escolhida de acordo com as metas e os objetivos das empresas.
O marketing digital abre oportunidades para a busca por parceiros de negócios e novos consumidores. O que significa que, se a sua empresa tiver boa presença online, é possível alcançar mais pessoas do Brasil ou do mundo. Ou seja, você vai poder expandir seu negócio sem vultosos investimentos.
Essa nova comunicação é mais direta no estímulo à compra. Com ela, aprende-se rapidamente a fazer uso de diversos meios — mobile, aplicativos, big data, por exemplo — sinalizando a oportunidade de vender mais. Na média, os esforços em marketing geram 20% a 30% das vendas para a maioria das marcas e das empresas.
O online permite fisgar o consumidor nesse cenário de atenção tão volátil.
O marketing digital reduz o gap entre consumidor e empresa, por meio das plataformas de comunicação instantânea. Você pode usar chats, blogs, redes sociais e fóruns para se aproximar do cliente e oferecer informações de forma bastante acessível.
Os canais digitais rompem a distância ou, pelo menos, encurtam.
Com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o site de sua empresa pode ficar entre os primeiros colocados na busca orgânica no Google. A primeira compra, por exemplo, quase acontece por meio de uma ferramenta de busca.
A maioria das empresas, no rastro da Fiat, aprendeu a reconhecer a importância de ter uma presença online. A consultoria Accenture garante: hoje, dos US$ 599 bilhões faturados pelo marketing em todo o mundo, cerca de 40% são destinados aos meios digitais. E mais: a combinação da publicidade off-line com o mundo digital possibilita obter 20% a mais de retorno do que se a campanha for veiculada apenas em um dos dois canais.
A produção de conteúdo na internet também está entre as estratégias possibilitadas pelo marketing digital para sua empresa crescer. Cerca de 90% das organizações B2B utilizem essa ferramenta do marketing digital.
As grandes marcas fazem posicionamento de marca e destinam porcentagem da venda gerada para os diversos blogueiros que conseguem enviar consumidores para sua plataforma.
Blogs e influenciadores são o ponto para gerar vendas e direcionar usuários.
Conheça as plataformas com as quais se pode trabalhar e seus retornos:
Prontos para ingressar no mundo do marketing digital? Lembre-se: boas comunicações entregam ótimos resultados. Continue acompanhando nosso blog para saber todas as tendências e novidades do marketing digital.
*Fonte: www.markeninja.com.br.
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