COMUNICAÇÃO

Prêmio Comunique-se, o “Oscar do Jornalismo Brasileiro”

fala editor - oscar do jornalismo
(Imagem: Ygor Ribeiro)

Você sabe como o Prêmio Comunique-se começou a ser chamado de “Oscar do Jornalismo”? No vídeo de estreia do ‘Fala, Editor’, meu programa semanal no YouTube, eu explico essa história

Olá, amigos da comunicação! A partir de agora, além de cuidar do conteúdo do nosso Portal Comunique-se, conto com um programa semanal no YouTube, o ‘Fala, Editor’. A ideia com o projeto audiovisual, a ser veiculado no canal do Comunique-se no YouTube, é abordar temas relacionados ao jornalismo à comunicação corporativa e a outras nuances da área.

Como a intenção inicial é analisar determinados pontos e resgatar histórias, o vídeo de estreia apresenta como o Prêmio Comunique-se começou a ser chamado de “Oscar do Jornalismo Brasileiro”, alcunha que hoje em dia é validada por jornalistas e veículos de mídia. O comparativo com a festa norte-americana do cinema foi registrado pela primeira vez em 2009, justamente por alguém que figurou na lista de finalistas da premiação naquela oportunidade.

Quer saber quem foi a primeira pessoa a chamar o Prêmio Comunique-se de “Oscar do Jornalismo”?

Então… Assista ao vídeo de estreia do ‘Fala, Editor’:

Agora que você já sabe que a Lucia Hippolito, ex-jornalista da CBN, foi a grande responsável por começar a chamar o Prêmio Comunique-se de o “Oscar do Jornalismo” do país, descubra outras curiosidades sobre a premiação. Em texto para o site do evento, listo 17 fatos curiosos — isso porque, em 2019, a disputa ocorre pela décima sétima vez.

Vitória

No ano em que foi a responsável por apelidar o Prêmio Comunique-se, Lucia Hippolito teve o que comemorar. Em 2019, ela conquistou o troféu como melhor jornalista de ‘Nacional – Mídia Falada’. Outra curiosidade: até então o nome oficial da categoria era ‘Jornalista de Política’. Na ocasião, ela era trabalhava como âncora e analista política da rádio CBN.

Participe!

Aproveite que a segunda etapa de votação do Prêmio Comunique-se 2019 está aberta até o próximo domingo, 8 de setembro, e vote em seus jornalistas prediletos. Além de ‘Nacional’, há outras 10 categorias no evento. Evento que, como disse a Lucia Hippolito há 10 anos, é considerado o “Oscar do Jornalismo” brasileiro.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se