Categories: noticias-corporativas

Como um Solver de Inovação promove a pesquisa científica através dos desafios de inovação aberta

Belo Horizonte-MG 9/12/2020 – “A criação de algo novo não é realizada pelo intelecto, mas pelo instinto lúdico decorrente da necessidade interior”. Carl Jung.

Recentemente tem-se ouvido falar bastante sobre “desafios de inovação aberta”. Visando manter-se à frente dos concorrentes, as organizações estão buscando novas maneiras de fornecer produtos e serviços. Uma forma pela qual muitas empresas têm encontrado sucesso nesta empreitada é combinar uma estratégia de inovação com uma plataforma de inovação aberta.

Segundo a CEO da Inocrowd, Soraya Gadit: “a principal tarefa de uma plataforma de inovação aberta é ligar Seekers (Empresas que buscam soluções) com os Solvers (pesquisadores). O objetivo da plataforma é gerar ideias disruptivas num curto intervalo de tempo, reduzindo custos com inovação e acelerando o tempo para acesso a novos mercados. Além disso, as plataformas de inovação aberta criam valor agregado através de uma abordagem inovadora e revolucionária baseada no desenvolvimento da pesquisa competitiva”.

O Seeker em geral é uma empresa ou organização que busca uma solução externa para um desafio organizacional pendente dentro de seu ambiente corporativo.

O Solver (fornecedor de soluções) é um indivíduo ou grupo de pessoas com conhecimento em uma área específica que se oferece para aplicar este conhecimento e experiência em um projeto quando a empresa ou organização que busca a solução não consegue resolvê-la por si ou não possui as habilidades necessárias dentro de sua equipe.

Caso a solução proposta seja selecionada pelo Seeker, um prêmio preestabelecido será pago ao Solver. A propriedade intelectual (PI) da solução selecionada, quando aplicável, é transferida para o Seeker.

Vantagens da inovação aberta

Conforme o Prof. Diercio Ferreira, Business Manager da Inocrowd Brasilas vantagens de inovar aberto para as Empresas (Seekers) são a redução dos custos de inovação, redução do tempo para identificar a ‘melhor solução’, aumentar a competitividade e reduzir o tempo de acesso a mercado para novos produtos, serviços e processos. Além de ampliar a eficiência e de promover a independência de fornecedores. Para os Solvers existem ganhos com aumento das receitas para investimento, aumento de visibilidade e reconhecimento público. Assim como a reutilização de ideias com ganhos financeiros bastante expressivos em muitos projetos”.

Desafios de inovação aberta

Um desafio de inovação aberta ou uma competição de inovação é uma forma convincente de gerar ideias inovadoras dentro da organização. Os participantes são solicitados a gerar ideias para melhorar produtos, processos, serviços ou a experiência do cliente. Ademais, permanecem envolvidos à medida que o desafio avança, através de feedbacks e atualizações regulares.

Quando da colocação de um desafio na plataforma o Seeker tem a possibilidade de escolher se pretende ou não tornar público os seus dados.

Desafio de Inovação aberto na prática

Atualmente uma empresa pertencente a um grande grupo empresarial português do segmento de Vinicultura lançou um desafio internacional de inovação na plataforma Inocrowd com o objetivo de identificar uma plataforma tecnológica inovadora dedicada ao setor vitivinícola.

A proposta por trás do desafio é encontrar uma solução que controle toda a informação relacionada com os movimentos enológicos diários e a gestão financeira da empresa, a partir da qual possa controlar todos os processos produtivos de gestão e contabilidade com integração no SAP.

Também busca melhorar a eficácia e eficiência dos seus processos produtivos e administrativos. Além de obter uma visão global da alocação de recursos. Outros problemas estão relacionados à falta de custeio de produtos em tempo real na fabricação de vinhos, rastreamento de materiais e produtos.

O desafio tem como foco prioritário atingir solvers das áreas de engenharia industrial, agronomia, inteligência artificial, manufatura, telecomunicações e tecnologia.

Foi definido um prêmio de € 5.000 e prazo final de apresentação de propostas (deadline) em 18/12/2020. Além do prêmio, outras receitas como horas de consultoria para implantação, consultoria e custos de manutenção, upgrades, etc. devem ser agregados à proposta.

Website: https://platform.inocrowd.com.pt/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Premiação reúne influenciadores e estrelas em noite de festa

O evento, em sua segunda edição, premiou os melhores criadores e agências de conteúdo do…

11 horas ago

Elevar Energia reforça princípios de ética e transparência

A Elevar Energia formalizou seu Código de Ética e Conduta, com diretrizes que assegurem transparência…

11 horas ago

Serviços de classificação de mercadorias garantem eficiência tributária

A CROMO Soluções Aduaneiras se especializa em serviços de classificação de mercadorias para a correta…

11 horas ago

Botoclinic inaugura segunda loja conceito em São Paulo

A rede de harmonização facial inaugura nova unidade no Itaim Bibi

11 horas ago

Projeto Engenhoka leva robótica a escolas públicas

Desenvolvida pelo Instituto Burburinho Cultural, iniciativa estimula estudantes de São Paulo e do Rio de…

11 horas ago

Três Marias: cidade que divide paisagens e obras de arte

De acordo com o levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio/MG, Minas Gerais possui…

11 horas ago