Categories: noticias-corporativas

Como um Solver de Inovação promove a pesquisa científica através dos desafios de inovação aberta

Belo Horizonte-MG 9/12/2020 – “A criação de algo novo não é realizada pelo intelecto, mas pelo instinto lúdico decorrente da necessidade interior”. Carl Jung.

Recentemente tem-se ouvido falar bastante sobre “desafios de inovação aberta”. Visando manter-se à frente dos concorrentes, as organizações estão buscando novas maneiras de fornecer produtos e serviços. Uma forma pela qual muitas empresas têm encontrado sucesso nesta empreitada é combinar uma estratégia de inovação com uma plataforma de inovação aberta.

Segundo a CEO da Inocrowd, Soraya Gadit: “a principal tarefa de uma plataforma de inovação aberta é ligar Seekers (Empresas que buscam soluções) com os Solvers (pesquisadores). O objetivo da plataforma é gerar ideias disruptivas num curto intervalo de tempo, reduzindo custos com inovação e acelerando o tempo para acesso a novos mercados. Além disso, as plataformas de inovação aberta criam valor agregado através de uma abordagem inovadora e revolucionária baseada no desenvolvimento da pesquisa competitiva”.

O Seeker em geral é uma empresa ou organização que busca uma solução externa para um desafio organizacional pendente dentro de seu ambiente corporativo.

O Solver (fornecedor de soluções) é um indivíduo ou grupo de pessoas com conhecimento em uma área específica que se oferece para aplicar este conhecimento e experiência em um projeto quando a empresa ou organização que busca a solução não consegue resolvê-la por si ou não possui as habilidades necessárias dentro de sua equipe.

Caso a solução proposta seja selecionada pelo Seeker, um prêmio preestabelecido será pago ao Solver. A propriedade intelectual (PI) da solução selecionada, quando aplicável, é transferida para o Seeker.

Vantagens da inovação aberta

Conforme o Prof. Diercio Ferreira, Business Manager da Inocrowd Brasilas vantagens de inovar aberto para as Empresas (Seekers) são a redução dos custos de inovação, redução do tempo para identificar a ‘melhor solução’, aumentar a competitividade e reduzir o tempo de acesso a mercado para novos produtos, serviços e processos. Além de ampliar a eficiência e de promover a independência de fornecedores. Para os Solvers existem ganhos com aumento das receitas para investimento, aumento de visibilidade e reconhecimento público. Assim como a reutilização de ideias com ganhos financeiros bastante expressivos em muitos projetos”.

Desafios de inovação aberta

Um desafio de inovação aberta ou uma competição de inovação é uma forma convincente de gerar ideias inovadoras dentro da organização. Os participantes são solicitados a gerar ideias para melhorar produtos, processos, serviços ou a experiência do cliente. Ademais, permanecem envolvidos à medida que o desafio avança, através de feedbacks e atualizações regulares.

Quando da colocação de um desafio na plataforma o Seeker tem a possibilidade de escolher se pretende ou não tornar público os seus dados.

Desafio de Inovação aberto na prática

Atualmente uma empresa pertencente a um grande grupo empresarial português do segmento de Vinicultura lançou um desafio internacional de inovação na plataforma Inocrowd com o objetivo de identificar uma plataforma tecnológica inovadora dedicada ao setor vitivinícola.

A proposta por trás do desafio é encontrar uma solução que controle toda a informação relacionada com os movimentos enológicos diários e a gestão financeira da empresa, a partir da qual possa controlar todos os processos produtivos de gestão e contabilidade com integração no SAP.

Também busca melhorar a eficácia e eficiência dos seus processos produtivos e administrativos. Além de obter uma visão global da alocação de recursos. Outros problemas estão relacionados à falta de custeio de produtos em tempo real na fabricação de vinhos, rastreamento de materiais e produtos.

O desafio tem como foco prioritário atingir solvers das áreas de engenharia industrial, agronomia, inteligência artificial, manufatura, telecomunicações e tecnologia.

Foi definido um prêmio de € 5.000 e prazo final de apresentação de propostas (deadline) em 18/12/2020. Além do prêmio, outras receitas como horas de consultoria para implantação, consultoria e custos de manutenção, upgrades, etc. devem ser agregados à proposta.

Website: https://platform.inocrowd.com.pt/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Visto H-1B possibilita que profissionais trabalhem nos EUA

O visto H-1B é uma oportunidade, porém enfrenta desafios como limites anuais e incertezas políticas

15 horas ago

Mercado de corridas de rua prevê avanço acelerado em 2025

Com crescimento de 13% no número de participantes em 2023, a corrida consolida sua posição…

15 horas ago

PipeRun anuncia parceria com a Horus BI

Parceria visa integrar funcionalidades de Business Intelligence ao CRM de Vendas PipeRun

15 horas ago

Instituto Mario Gazin inaugura novo Centro Cirúrgico em RO

O espaço recebeu o nome do fundador do grupo e recebeu o investimento de mais…

15 horas ago

Setor médico busca crescimento com adoção de inovações tecnológicas

Movimento está ligado a soluções trazidas por empreendedores

15 horas ago

Redtrust traça panorama da cibersegurança em 2024

Dados do setor trazem uma perspectiva de alerta para as empresas. José Luiz Vendramini, representante…

15 horas ago