Os podcasts conquistaram seu espaço na mídia. Apesar de competirem com plataformas já estabelecidas, esse tipo de conteúdo se tornou muito popular nos últimos anos e com uma atualização do Google em 2019, os programas podem ser encontrados com mais facilidade no site de buscas. Mas, afinal, como utilizar SEO em programas de podcast?
De acordo com publicação do site jeffbullas.com, para pensar em práticas de SEO para este tipo de programas, é preciso dividi-las em duas partes: SEO para podcast e o SEO para episódio de podcast. É a partir delas que será definido como o público encontrará o programa. Na matéria, o autor apresenta as seguintes dicas para quem deseja otimizar os seus conteúdos:
1. Palavra-chave: É a definição do termo com o qual os usuários encontrarão o podcast no Google. Em nichos muito competitivos, a sugestão é o uso de palavras-chave mais longas, que satisfaçam a intenção de pesquisa do público.
2. Título do podcast: Ao escolher o título do podcast, é interessante que ele informe o assunto tratado e, preferencialmente, use a sua palavra-chave. Se o título não diz claramente ao público do que se trata, tente colocar uma legenda.
3. Descrição do podcast: Do ponto de vista de SEO, os metadados de podcast são muito importantes. O Google, Spotify e Apple, usam esses metadados para entender melhor o contexto de seus podcasts. Isso ajuda a classificação nas pesquisas.
4. Convertendo em uma postagem de blog: Transformar os episódios em publicação em um blog é ótimo para SEO. Isso não só ajuda a aumentar significativamente a autoridade do seu site, mas também permite que seus podcasts sejam consultados por usuários em diferentes meios.
• Quais foram as maiores demissões do jornalismo na pandemia?
• Militar discursa na ONU – Por Heródoto Barbeiro
1. Métricas do episódio: Cada episódio deve ter a sua própria palavra-chave. Após a sua definição, é importante otimizar o episódio em torno dela e utilizá-la no título e na descrição do episódio.
2. Dizendo sua palavra-chave: Os mecanismos de pesquisa ouvem seu conteúdo para decidir se ele é o mais adequado para um determinado termo de pesquisa. Por isso, dizer sua palavra-chave ajuda a otimizar seu conteúdo.
3. Transcrição do episódio: O Google digitaliza documentos escritos com muito mais facilidade do que qualquer outra mídia hoje. Então, vale a pena ter uma transcrição do seu podcast.
4. Promoção: Você precisa promover seus podcasts em todos os seus canais de mídia social para garantir a máxima exposição e eventual engajamento com o público-alvo. Existe uma correlação direta entre o envolvimento nas redes sociais e as classificações dos motores de pesquisa.
5. Podcasts do Google: Adicionar seu podcast ao Google Podcasts ajudará o site de buscas a mostrar trechos de áudio de seus podcasts e também o ajudará a monitorar as classificações para otimizar ainda mais seu conteúdo de acordo.
Leia a publicação completa, em inglês, no link.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…