Conhecimento, habilidade e atitude: como vai o seu CHA?

Para você que está disponível no mercado de trabalho, em busca da sua primeira oportunidade ou está pensando em mudar de área ou até mesmo pleiteando um cargo de gestão, a pergunta acima é fundamental.

O CHA é um dos métodos mensuráveis para avaliação profissional e de possível desenvolvimento das competências necessárias para atuação profissional.

CHA é a sigla para conhecimento, habilidade e atitude:

C – Conhecimento é o saber teórico e envolve toda a sabedoria advinda dos cursos, leituras, enfim, todo o conhecimento teórico.

H – Habilidade é o saber fazer, o conhecimento teórico aplicado na prática.

A – Atitude, como o próprio nome diz, é o querer fazer, gerar a ação.

Hoje o grande desafio das organizações é formar profissionais completos. Porém, algumas características são próprias da nossa personalidade, favorecendo, ou não, o desenvolvimento de algumas competências.

Não adianta a organização ter um profissional sem inteligência emocional. Ele pode ter o conhecimento e habilidade, porém se não consegue se expressar em uma reunião ou ter um bom relacionamento interpessoal, isso implicará em resultados desfavoráveis para a empresa. Da mesma forma que o profissional pode ter muita atitude, porém, não ter o conhecimento técnico e nem a habilidade necessária para desempenhar determinada atividade.

Vale destacar que os estágios têm papel fundamental para o desenvolvimento da carreira profissional, pois ouvimos muitos estudantes dizerem que a teoria é bem diferente da prática. Isso ajuda melhorar a dimensão da prática.

Atualmente o mercado de trabalho está em busca de profissionais inovadores, que pensam “fora da caixa” e que conseguem harmonizar os conhecimentos adquiridos com a prática profissional e com a vontade de fazer dar certo.

O grande desafio das organizações é alinhar o CHA dos seus talentos, pois existe a possibilidade de desenvolvimento por meio da mudança de estratégias e de técnicas de ensino e aprendizagem.

Apesar de ser um conceito já bastante difundido, o CHA está cada vez mais atual e reúne a tríade que sustenta a competência.

Juliana Barsotti. Tecnóloga em Gestão de RH e graduada em Psicologia. É coordenadora de RH da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Cuidados com a pele ajudam a identificar sinais de câncer

Médica explica os cuidados diários para cuidar da saúde da pele e quando alguma mancha…

11 horas ago

Empresas de logística investem em gestão de riscos

Natal cria alta demanda e impõe desafios para a operação de entregas

11 horas ago

Profissionais de tech não temem impactos da IA na carreira

Maior parte dos profissionais de tecnologia entrevistados pelo estudo "Panorama de carreiras 2030: o que…

11 horas ago

IEG: insights importantes marcam o High Potential Program

High Potential Program Shared Services 2024, programa de treinamento para formação de líderes de CSC…

11 horas ago

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago