E se, quando crianças, pudéssemos perguntar o que quiséssemos a uma cientista? Dividida em 5 episódios, a Websérie “Pergunte à Cientista!” conta histórias sobre Paleontologia, Astrobiologia, Física Espacial, Matemática e Zoologia pelos olhos curiosos e desbravadores das crianças.
A fim de levar informação, entretenimento e arte para o público, a Companhia Delas vem desenvolvendo uma pesquisa que une teatro, ciência e histórias de vida. Essa pesquisa deu origem à trilogia “Mulheres e Ciência”, que já resultou na produção e estreia de dois espetáculos (“Mary e os Monstros Marinhos” e “Maria e os Insetos”) e a partir de 2020, a Companhia produziu quatro webséries: “Maria e os Insetos” (2020), “Mary e os Monstros Marinhos”, “Olho Mágico” (2020 e 2021) e agora “Pergunte à Cientista!”.
“A pesquisa do grupo acerca de mulheres e ciência, que até agora rendeu belos e deliciosos frutos, parte de lindas histórias de vida e aposta na curiosidade que toda criança tem de buscar entender o mundo. Essa é a maneira que a Companhia Delas encontrou para levar informação, entretenimento e arte para todos”, compartilha Thaís Medeiros, diretora do projeto.
A terceira websérie da trilogia tem como foco a valorização de histórias de mulheres e da ciência, bem como a aproximação de temas científicos ao universo da criança que é, por natureza, curiosa. Os episódios retratam histórias de mulheres corajosas e inteligentes a fim de quebrar as barreiras de gênero e construir novos modelos para a infância, mostrando que mulheres podem ocupar cargos importantes na ciência ou em qualquer área que desejarem contribuir.
O projeto sem fins lucrativos, que contou com o apoio de empresas como ASW, SARABAND e ISAY WEINFELD ARQUITETURA E URBANISMO LTDA, via PROMAC (lei de incentivo), busca atingir crianças do centro e da periferia, com o intuito de descentralizar e levar informação para todos. Foi desse desejo que partiu a ideia de criar a Websérie no YouTube, no Canal da Companhia. Além disso, os vídeos incluem tradução em libras. “Acreditamos especialmente ser de extrema importância para a sociedade brasileira a valorização da cultura e da ciência junto ao público infanto-juvenil”, compartilha Thaís.
Na inauguração do projeto, no dia 21 de março, a companhia fará projeções seguidas de bate papo presenciais na Biblioteca Érico Veríssimo (21/3 às 10h), Biblioteca Padre Anchieta (21/3 às 14h), Biblioteca Gilberto Freyre (23/3 às 10h), Centro Cultural Grajaú (24/3), Biblioteca José Mauro de Vasconcelos (30/3 às 14h30). No YouTube, os episódios da websérie serão lançados todas às segundas-feiras de abril e ficarão disponíveis por tempo indeterminado.
Companhia Delas é um grupo de pesquisa e produção teatral formado por cinco atrizes. Desde 2001, ano de fundação do grupo, foram criados doze espetáculos, que já ganharam vários prêmios da APCA, reconhecida como a mais tradicional premiação brasileira na área de cultura. Somadas, as peças já foram assistidas por mais de 100 mil pessoas.
A venda de ingressos online, com projeção de US$ 101,94 milhões até 2029, reforça a…
A empresa esportiva PUMA anunciou suas novas metas de sustentabilidade Vision 2030, que ampliam o…
Organizações nativas de nuvem obtêm total compreensão sobre cada identidade em nuvem, protegidas com privilégios…
Na presidência do bloco em 2025, toda uma cadeia produtiva brasileira poderá crescer no cenário…
Agility Robotics, criadora do robô manipulador móvel (MMR) bípede DigitⓇ, anunciou hoje, durante sua participação…
A segunda edição da Conferência Internacional de Crítica Cinematográfica, organizada pela Saudi Film Commission, terminou…